Multiletramentos críticos: revivendo a construção de sentidos à luz de uma concepção bakhtiniana de linguagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a6Palabras clave:
Multiletramentos, Círculo de Bakhtin, Práticas críticas de ensino, Ensino de inglês como língua adicionalResumen
Publicado em 1996 por 10 pesquisadores de diferentes áreas e instituições, o manifesto que apresenta a pedagogia dos multiletramentos é uma reconhecida proposta de ensino que pretende abarcar diferentes práticas e saberes da contemporaneidade (THE NEW LONDON GROUP, 1996). No Brasil, a pedagogia dos multiletramentos é bem recebida e disseminada, integrando até mesmo os componentes curriculares da BNCC e subsidiando explicitamente pelo menos uma coleção didática para o ensino de Inglês aprovada pelo PNLD (TILIO, 2016). Partindo de reflexões sobre a pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012; 2013; TILIO, 2015; 2017), pretendemos revisitar os aspectos do “como” desse fazer pedagógico. Nesse movimento, integramos uma concepção socioideológica da linguagem (VOLOCHÍNOV, 1929)) a essa pedagogia. Especialmente no que tange ao esforço de pensar uma pedagogia que possa formar cidadãos globais críticos, investimos no diálogo da concepção bakhtiniana de linguagem com os multiletramentos a fim de promover um trabalho pedagógico que permita um olhar essencialmente social para os sentidos. Após essa discussão, apresentaremos uma atividade para ensino de língua inglesa dentro dessa proposta. Visamos, com a análise dessa proposta pedagógica, exemplificar nossa discussão teórica. Nesse sentido, defendemos que a pedagogia dos multiletramentos seja orientada por práticas críticas de ensino, em especial por meio de uma concepção bakhtiniana de linguagem.
Métricas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BEZERRA, Paulo (Organização e Tradução). Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016 [1952].
BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto. In: BEZERRA, Paulo (Organização e Tradução). Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016 [1979].
BAKHTIN, Mikhail. Por uma metodologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017 [1979]. p. 57-79.
BARCELOS, Suelen; SCHLUDE, Victor. Materiais didáticos para o ensino de língua inglesa no projeto CLAC In: BEATO-CANATO, Ana Paula; TILIO, Rogério (Orgs.). Formação inicial de professores de línguas: experiências em um projeto de extensão universitária. Campinas: Editora Pontes. 2018, p. 33-48.
BRAIT, Beth. O texto nas reflexões de Bakhtin e do Círculo In: BATISTA, Ronaldo de Oliveira (Org.). O texto e seus conceitos. São Paulo: Parábola. 2016. p. 13-30.
GRAFF, Harvey J. The legacies of literacy. Journal of Communication 32.1 (1982): 12-26.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Literacies. Cambridge University Press, 2012.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. New Literacies: Everyday practices and classroom learning. 3. ed. Glasglow: McGraw-Hill/ Open University Press, 2011.
LEMKE, Jay L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em linguística Aplicada, v. 49, n. 2, p. 455-479, 2010.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial. 2012. p. 11-31.
ROJO, R . Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial. 2013. p. 13-36
THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of Multiliteracies designing social futures. In.: COPE, B; KALANTZIS, M. (Orgs.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Londres: Routledge. 2000. p. 9-38. [1996].
TILIO, Rogério. Guia didático. In: TILIO, Rogério. Voices 4. São Paulo: Moderna, 2015, p. 209-220
TILIO, Rogério. Voices Plus. v. 1-3. São Paulo: Moderna, 2016.
TILIO, Rogério. Ensino crítico de língua: afinal, o que é ensinar criticamente? In: JESUS, Dánie Marcelo de et al. (Org.). Perspectivas críticas no ensino de línguas: novos sentidos para a escola. Campinas: Editora Pontes, 2017, p. 19-31.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.