Multiletramentos críticos: revivendo a construção de sentidos à luz de uma concepção bakhtiniana de linguagem

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a6

Mots-clés :

Multiletramentos, Círculo de Bakhtin, Práticas críticas de ensino, Ensino de inglês como língua adicional

Résumé

Publicado em 1996 por 10 pesquisadores de diferentes áreas e instituições, o manifesto que apresenta a pedagogia dos multiletramentos é uma reconhecida proposta de ensino que pretende abarcar diferentes práticas e saberes da contemporaneidade (THE NEW LONDON GROUP, 1996). No Brasil, a pedagogia dos multiletramentos é bem recebida e disseminada, integrando até mesmo os componentes curriculares da BNCC e subsidiando explicitamente pelo menos uma coleção didática para o ensino de Inglês aprovada pelo PNLD (TILIO, 2016). Partindo de reflexões sobre a pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012; 2013; TILIO, 2015; 2017), pretendemos revisitar os aspectos do “como” desse fazer pedagógico. Nesse movimento, integramos uma concepção socioideológica da linguagem (VOLOCHÍNOV, 1929)) a essa pedagogia. Especialmente no que tange ao esforço de pensar uma pedagogia que possa formar cidadãos globais críticos, investimos no diálogo da concepção bakhtiniana de linguagem com os multiletramentos a fim de promover um trabalho pedagógico que permita um olhar essencialmente social para os sentidos. Após essa discussão, apresentaremos uma atividade para ensino de língua inglesa dentro dessa proposta. Visamos, com a análise dessa proposta pedagógica, exemplificar nossa discussão teórica. Nesse sentido, defendemos que a pedagogia dos multiletramentos seja orientada por práticas críticas de ensino, em especial por meio de uma concepção bakhtiniana de linguagem.

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Publiée

2020-12-31

Comment citer

Tilio, R., & Schlude, V. (2020). Multiletramentos críticos: revivendo a construção de sentidos à luz de uma concepção bakhtiniana de linguagem. The ESPecialist, 41(5). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a6

Numéro

Rubrique

Papers