A validade segundo psicometristas e linguistas aplicados e as entrevistas de proficiência oral
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a2Palabras clave:
validade, avaliação em línguas, entrevistas de proficiência oralResumen
Psicometristas e linguistas aplicados colaboram para o debate sobre as avaliações de línguas; os primeiros são especialistas em como medir; e os segundos, em o quê medir. Neste artigo, argumento que há uma tensão entre os dois grupos em torno da definição do conceito de validade. Apresento uma breve revisão do conceito de validade a partir da perspectiva da psicometria de forma a relacioná-lo com as definições de validade apresentadas por linguistas aplicados, especialistas em avaliação de línguas. Em seguida, exemplifico o debate sobre a validade no contexto das avaliações de proficiência oral a partir dos conceitos de autenticidade, teste direto e indireto nos dois maiores exames de larga escala da América do Sul: o Celpe-Bras e o Celu. Ao final, argumento que os linguistas aplicados tendem a debater a validade a partir do desenho dos instrumentos, eclipsando a necessidade de levantar evidências empíricas sobre como o desenho da prova interage com outros aspectos do teste.
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