Jogos bilíngues como ferramenta didática para a prática do ensino de Língua Portuguesa na modalidade escrita para surdos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i1a9Palabras clave:
L2 para surdos, Libras, Jogos Bilingues, Ensino fundamental I.Resumen
O presente estudo trata das contribuições que os jogos e as brincadeiras propiciam no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos em turmas de ensino fundamental I, mas especificamente nas aulas de língua portuguesa. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver conceitos de forma lúdica através de jogos bilíngues em Libras/Língua Portugesa, de modo a tornar o aprendizado dinâmico e prazeroso. Ressaltamos que o trabalho pedagógico com o lúdico na sala de aula possibilita ao professor tornar a aprendizagem motivadora, prazerosa e significativa, além de proporcionar aos alunos condições adequadas ao desenvolvimento motor, emocional, cognitivo e social. O cenário escolhido para o nosso estudo foi o município de Mossoró-RN, especificamente uma escola da rede municipal de ensino de Mossoró, localizada no centro da cidade. Os instrumentos utilizados para a coleta e geração dos dados foram a observação não participante e a entrevista estruturada. Dessa forma, para fundamentar as discussões recorremos aos teóricos e estudiosos do assunto como: Skiliar (1998), Quadros (2004), Kishimoto (2011), Lopes (2015), Teixeira (2016), Oliveira Neto e González (2020) entre outros autores que se debruçam a estudar, debater e refletir sobre a problemática da educação bilíngue e sobre a ludicidade em sala de aula.
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