Multimodalidade, sinestesia e multiletramentos: subjetividades para formação de professores de língua inglesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i1a7

Palabras clave:

Multimodalidade, sinestesia, multiletramentos, subjetividades de professores, formação de professores de língua inglesa

Resumen

Novas tecnologias digitais em contextos educacionais ainda encontram resistência aos letramentos multimodais, se pautando, principalmente, no grafocêntrismo. Neste sentido, e para que mudanças expressivas possam ocorrer, os multiletramentos e o conceito de design, apoiados pela gramática visual, são caminhos possíveis para o desenvolvimento de inovações inteligentes e criativas na construção de conhecimentos. Partindo de uma costura teórico-metodológica dos multiletramentos e da perspectiva sociossemiótica da multimodalidade, o presente artigo busca refletir ontoepistemologicamente – a partir de análises da apresentação de um trabalho avaliativo sobre o ensino de língua inglesa que ativa letramentos multimodais por meio da sinestesia – sobre a subjetividade e a identidade de um professor-acadêmico em formação no curso de Letras. Para realizar as análises, adotamos os elementos de design na construção de significados, propostos por Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020). Tais análises demonstraram como a multimodalidade e a sinestesia propiciam produções de sentidos que levam o discente a refletir sobre sua subjetividade e identidade híbrida, unindo esferas pessoais e profissionais, de um professor gay que utiliza (ou pretende utilizar) os espaços de educação linguística para criação de reflexões e usos de linguagens multimodais e sinestésicas para produções de textos digitais. Adicionalmente, suas identidades pessoal e profissional também podem representar espaços de resistência para educação linguística como instrumento de luta, em oposição ao status hegemônico que essa língua tem desempenhado e principalmente para efeitos de colonização.

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Biografía del autor/a

Gabriela Claudino Grande, UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) no curso de graduação de Letras.

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Publicado

2021-07-24

Cómo citar

Grande, G. C. (2021). Multimodalidade, sinestesia e multiletramentos: subjetividades para formação de professores de língua inglesa. The ESPecialist, 42(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i1a7

Número

Sección

Papers