A “Protagonistas (antagonistas e coadjuvantes) e empoderados”: narrativas competitivas no ambiente escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a5

Resumen

Este artigo objetiva, por uma perspectiva filósofica, refletir sobre as narrativas competitivas e deletérias em relação ao uso dos termos protagonismo e empoderamento que normalmente ecoam no ambiente escolar. Está embasado, particularmente, nas das concepções filosóficas de Aristóteles (1997, 1998, 2011), no que diz respeito ao bem-comum da coletividade, bem como nos pressupostos de Foucault (2010a, 2008, 1999, 1979), no que se refere ao discursos basilares que estruturam o Direito e a Verdade Ao final, proposições serão feitas sobre a construção de agências em prol da potência da coletividade, na busca do contentamento comunitário, bem como do abrandamento das forças de poder para se prospectar uma sociedade com oportunidades mais equânimes e democráticas para todos cidadãos e cidadãs.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Francisco Estefogo, Faculdade Cultura Inglesa

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017) sob supervisão da Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali. Possui doutorado (2005) e mestrado (2001) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor da graduação do Centro Universitário Capital por 14 anos e da Cultura Inglesa São Paulo, por 12 anos. Atualmente é diretor acadêmico da Cultura Inglesa Taubaté, coordenador da Faculdade Cultura Inglesa e professor convidado da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão - PUC/SP (COGEAE) e da Universidade de Taubaté (Unitau) . Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino reflexivo, formação de professores, interação, sócio-construtivismo, construção de conhecimento, ensino de língua inglesa, metodologia científica bem como ensino à distância. Trabalha com EAD há mais de 8 anos, utilizando sobretudo a plataforma MOODLE. É integrante do grupo de pesquisa LACE - Linguagem em Atividade no Contexto Escolare, inscrito no CNPQ em 2014, que focaliza a formação de educadores como agentes transformadores e alunos críticos-reflexivos.

 

Publicado

2022-01-20

Cómo citar

Estefogo, F. (2022). A “Protagonistas (antagonistas e coadjuvantes) e empoderados”: narrativas competitivas no ambiente escolar. The ESPecialist, 42(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a5

Número

Sección

Papers