A “Protagonistas (antagonistas e coadjuvantes) e empoderados”: narrativas competitivas no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a5Resumo
Este artigo objetiva, por uma perspectiva filósofica, refletir sobre as narrativas competitivas e deletérias em relação ao uso dos termos protagonismo e empoderamento que normalmente ecoam no ambiente escolar. Está embasado, particularmente, nas das concepções filosóficas de Aristóteles (1997, 1998, 2011), no que diz respeito ao bem-comum da coletividade, bem como nos pressupostos de Foucault (2010a, 2008, 1999, 1979), no que se refere ao discursos basilares que estruturam o Direito e a Verdade Ao final, proposições serão feitas sobre a construção de agências em prol da potência da coletividade, na busca do contentamento comunitário, bem como do abrandamento das forças de poder para se prospectar uma sociedade com oportunidades mais equânimes e democráticas para todos cidadãos e cidadãs.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.