As sessões de mediação em teletandem como um espaço de formação de professores de línguas estrangeiras

Autores/as

  • Edson Luis REZENDE JUNIOR Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Doutorando em Educação
  • Rozana Aparecida Lopes MESSIAS Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil. Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação
  • Ana Luzia Videira PARISOTTO Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Departamento de Educação

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a9

Resumen

A formação de professores de línguas estrangeiras perpassa as experiências pessoais, os conhecimentos compartilhados por meio de leituras, conversas, palestras, aulas etc. e, também, os valores adquiridos social e culturalmente. Nesse sentido, destacamos o Teletandem como um contexto que tem se mostrado favorável à formação de professores, pois permite que estudantes brasileiros (professores em formação) entrem em contato com estudantes estrangeiros e intercambiem suas línguas nativas e/ou de proficiência. Além disso, os interagentes são acompanhados por um professor-mediador responsável por organizar uma roda de conversa (mediação) ao término de cada encontro. Assim, neste trabalho, observamos as mediações realizadas com os participantes brasileiros, UNESP/Assis, durante o ano de 2018. Nossos objetivos consistem em: a) apresentar as discussões realizadas pelo professor-mediador após as sessões de Teletandem e b) caracterizar esse momento de reflexão como um espaço de formação de professores de línguas estrangeiras. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados as transcrições das gravações das sessões de mediação. Por fim, os resultados indicam que a prática de Teletandem permite aos alunos envolvidos refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem de sua língua nativa/ de proficiência, da língua estrangeira estudada e sobre o papel do professor-mediador nesse processo.

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Citas

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Publicado

2022-01-26

Cómo citar

REZENDE JUNIOR , E. L. ., MESSIAS , R. A. L., & PARISOTTO , A. L. V. . (2022). As sessões de mediação em teletandem como um espaço de formação de professores de línguas estrangeiras. The ESPecialist, 43(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a9