As sessões de mediação em teletandem como um espaço de formação de professores de línguas estrangeiras
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a9Résumé
A formação de professores de línguas estrangeiras perpassa as experiências pessoais, os conhecimentos compartilhados por meio de leituras, conversas, palestras, aulas etc. e, também, os valores adquiridos social e culturalmente. Nesse sentido, destacamos o Teletandem como um contexto que tem se mostrado favorável à formação de professores, pois permite que estudantes brasileiros (professores em formação) entrem em contato com estudantes estrangeiros e intercambiem suas línguas nativas e/ou de proficiência. Além disso, os interagentes são acompanhados por um professor-mediador responsável por organizar uma roda de conversa (mediação) ao término de cada encontro. Assim, neste trabalho, observamos as mediações realizadas com os participantes brasileiros, UNESP/Assis, durante o ano de 2018. Nossos objetivos consistem em: a) apresentar as discussões realizadas pelo professor-mediador após as sessões de Teletandem e b) caracterizar esse momento de reflexão como um espaço de formação de professores de línguas estrangeiras. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados as transcrições das gravações das sessões de mediação. Por fim, os resultados indicam que a prática de Teletandem permite aos alunos envolvidos refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem de sua língua nativa/ de proficiência, da língua estrangeira estudada e sobre o papel do professor-mediador nesse processo.
Métriques
Références
ARANHA, S.; CAVALARI, S. M. S. 2014. A trajetória do projeto teletandem brasil: da modalidade institucional não-integrada à institucional integrada. The Especialist, 35.2: 183-201.
CAMPOS, B. da S; KAMI, C. M. da C; SALOMÃO, A. C. B. 2021. A mediação no Teletandem durante a pandemia da Covid-19. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, 20.1: 01-17.
CARVALHO, K. H. P; RAMOS, K. A. H. P. 2019. Interfaces no processo de mediação em teletandem português e espanhol: o papel dos mediadores. Revista Estudos Linguísticos, 48.2: 747-765.
FUNO, L. B. A. 2019. Expansão do programa TTB: Parcerias em 2019. In: III Encontro de Pesquisas sobre Teletandem/ UNESP e I Seminário Internacional sobre Telecolaboração e Formação de Professores de Línguas, Apresentação oral. Assis, São Paulo: UNESP.
KFOURI-KANEOYA, M. L. C. 2008. A formação inicial de professores de línguas para o teletandem: um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional. Revista Intercâmbio, XVII: 373-391.
LUDKE, M. ; ANDRE, M. E. D. A. 2017. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Editora E.P.U. 2017.
MESSIAS, R. A. L.; TELLES, J. A. 2020. Teletandem como “terceiro espaço” no desenvolvimento de professores de línguas estrangeiras. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, 22.3: 731-750.
MIZUKAMI, M. da G. N. 1996. Formação de professores: tendências atuais. EdUFSCar.
NÓVOA, A. 2001. Professor se forma na escola. [Entrevista], Revista NOVA ESCOLA, Edição 142.
REZENDE JR, E. L; MESSIAS, R. A. L. 2020. Formação de professores de língua estrangeira (LE) em um contexto telecolaborativo. In: SOUZA, F. M.; CARVALHO, K. C. H. P; MESSIAS, R. A. L. Telecolaboração, ensino de línguas e formação de professores: demandas do século XXI: 43-58. Mentes Abertas.
ROCHA, C. F; LIMA, T. C. de S. 2009. Questionamentos sobre a presença do mediador na prática de interação de Teletandem. In: TELLES, J. A. Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI: 229-239. Pontes Editores.
SALOMÃO, A. C. B. 2012. A cultura e o ensino de língua estrangeira: perspectivas para a formação continuada no Projeto Teletandem Brasil. Tese de Doutorado, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista.
SARTORI, J. S. 2021. A sessão de mediação no Teletandem: um estudo sobre sua estrutura com base na Análise da Conversação. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista.
SIMÕES, G. M; LIMA, S. S. 2009. Autonomia: redefinindo o papel do professor no contexto em tandem. In: TELLES, J. A. Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI: 219-228. Pontes Editores.
SOUZA, M. G. 2020. Teletandem na UENP: primeiras experiências de implementação. Revista Aproximação, 02.03: 37-47.
TELLES, J. A. 2009. Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Pontes Editores.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. 2002. Teoria e prática na formação pré-serviço do professor de língua estrangeira. In: GIMENEZ, T. (Org.). Trajetórias na formação de professores de línguas: 59-76. Editora UEL.
ZAKIR, M. de A. 2015. Cultura e(m) Telecolaboração: uma análise de parcerias de Teletandem institucional. Tese de Doutorado, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.