Práticas de Intercâmbio Linguístico-Cultural via Teletandem no curso de Letras - Espanhol
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a18Resumen
O presente artigo apresenta e demonstra o trabalho com Teletandem na modalidade institucional integrado ao curso de Letras – Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba, desenvolvido como Componente curricular eletivo denominado “Práticas de Intercâmbio Linguístico-Cultural via Teletandem”. Para tanto, primeiramente, discutimos acerca da concepção de Teletandem, os princípios e as diretrizes para as sessões de interação e mediação. Posteriormente, resgatamos o percurso realizado para o desenvolvimento do componente curricular no que diz respeito à formação dos futuros professores de espanhol, da parceria estabelecida com o Profesorado Superior de Lenguas Vivas, da organização e realização das interações entre os aprendizes brasileiros e argentinos. Evidenciamos, assim, as potencialidades e as limitações encontradas com nossa experiência.
Métricas
Citas
ARANHA, S.; CAVALARI, S. M. S. 2014. A trajetória do projeto Teletandem Brasil: da modalidade Institucional não-integrada à institucional integrada. The Especialist, 35.2: 183-201.
BENEDETTI, A. M. 2010. Dos princípios de tandem ao Teletandem. In: BENEDETTI, A. M.; CONSOLO, D. A.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Orgs.). Pesquisas em ensino e aprendizagem no Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos: 21-45. Pontes Editores.
CARVALHO, K. C.; RAMOS, K. A.; MESSIAS, R. A. 2017. Haciendo caminos: histórias de Teletandem na formação de professores de espanhol. Caracol, 13.1: 78-101.
CARVALHO, K.C.H.P.; RAMOS, K. A. H. P. 2019. Interfaces no processo de mediação em teletandem português e espanhol: o papel dos mediadores. Estudos Linguísticos, 48.2: 747-765.
GARCIA, D. N. de M. 2015. Teletandem: Questões de Implementação e suas implicações para o processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. In: Anais do International Congress of Critical Applied Linguistics, 1540 -1556.
KFOURI - KANEOYA, M. L. 2008. A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional. Tese de Doutorado, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista.
KFOURI - KANEOYA, M. L. 2009. Pesquisa em formação de professores de línguas, o ensino/aprendizagem de línguas no meio virtual e o teletandem. In: TELLES, J. A. (Org.). Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI: 271-294. Pontes Editores.
O’DOWD, R. 2018. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, 1.1: 1-23.
PICOLI, F.; SALOMÃO, A. C. B. 2020. O princípio da separação de línguas no teletandem: o que as teorias propõem e como ele funciona na prática. Estudos Linguísticos, 49.3: 1605–1623.
SALOMÃO, A. C. B. 2006. Pequeno dicionário de Tandem. Teletandem News, 1. 02: 6-11.
SALOMÃO, A. C. B. 2011. A formação do formador de professores: perspectivas de colaboração entre graduandos e pós-graduandos no projeto Teletandem Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 11.3: 653-677.
SALOMÃO, A. C. B. 2012. A cultura e o ensino de língua estrangeira: perspectivas para a formação continuada no projeto teletandem Brasil. Tese de Doutorado, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista.
SILVA, R. C. de A. 2020. A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem: crenças, ações e reflexões. Dissertação de Mestrado, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande.
SILVA, R. C. de A.; SOUZA, F. M. de. 2019a. O Teletandem como espaço para aprendizagem e formação de professores de línguas. Fólio - Revista de Letras, 11.1: 983-1001.
SILVA, R. C. de A.; SOUZA, F. M. de. 2019b. Práticas letradas digitais no contexto do Teletandem: um estudo de caso. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, 18.2: 81–98.
SILVA, R. C. de A.; SOUZA, F. M. de. 2020. Teletandem integrado ao curso de Letras – Espanhol na Universidade Estadual da Paraíba. In: SOUZA, F. M.; CARVALHO, K. C. H. P; MESSIAS, R. A. L. (Orgs.). Telecolaboração, ensino de línguas e formação de professores: demandas do século XXI: 83-104. Mentes Abertas.
SOUZA, F. M. de.; SOUZA, A. L. D. 2016. Aprendizagem interativa e colaborativa de Português e Espanhol (línguas adicionais) mediada pelo Teletandem: desafios e possibilidades. In: SOUZA, F. M.;
SANTOS, E. C. D.; SOUZA, K. C. T. D. (Orgs). Tecnologias educacionais e inovação diálogos e experiências. Appris.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. 2016. Projeto Pedagógico de Curso PPC: Letras Espanhol (Licenciatura) / Universidade Estadual da Paraíba CEDUC; Núcleo docente estruturante. EDUEPB.
TELLES, J. A.; MAROTI, F. A. 2008. Teletandem: Crenças e respostas dos alunos. In: PINHO, S. Z.;
SAGLIETTI, J. R. O. C. (Orgs). Núcleos de ensino da UNESP: artigos dos projetos realizados em 2006. Cultura Acadêmica.
TELLES, J. A. (Org.). 2009a. Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Pontes Editores.
TELLES, J. A. 2009b. Teletandem: Metamorfose impostas pela tecnologia sobre o ensino de línguas estrangeiras. In: TELLES, J. A. (Org.). Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI: 63-74. Pontes Editores.
TELLES, J. A.; VASSALLO, M. L. 2006. Foreign Language Learning In-tandem: Teletandem
as an Alternative Proposal in CALLT. Aprendizagem de Línguas In-tandem: Teletandem como uma proposta alternativa em CALLT. The Especialist, 2.27: 189-212.
TELLES, J. A.; VASSALLO, M. L. 2009. Teletandem: uma proposta alternativa o ensino/aprendizagem assistidos por computadores. In: TELLES, J. A. (Org.). Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI: 43-61. Pontes Editores.
VASSALLO, M. L.; TELLES, J. A. 2009. Ensino e aprendizagem de línguas em tandem: princípios teóricos e perspectivas de pesquisa. In: TELLES, J. A. (Org.). Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI: 23-42. Pontes Editores.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. 2010. A formação do professor de línguas: passado, presente e futuro. In: SILVA, K. A. (Org.). Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas: 225-234. Pontes Editores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.