Os signos na leitura intersemiótica da obra de Adriana Varejão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64356

Palabras clave:

Intersemiótica, Signos, Adriana Varejão, Mulheres, Artes Plásticas

Resumen

Com a chegada dos Estudos Culturais muitas oportunidades foram abertas para explorar espaços antes elitizados, como a academia, a arte e a própria cultura. As minorias passam a ganhar visibilidade e a produzir e consumir produções que antes eram restritas. Com isso, várias classes minoritárias, como as mulheres, podem mostrar e desenvolver seus trabalhos acadêmicos, artísticos e culturais, atravessando as fronteiras canônicas e possibilitando discursos das mais variadas esferas sociais. Para discordar do trabalho, focamos nossa análise na teoria da Tradução Intersemiótica, em que uma materialidade se converte em outra, no nosso caso, transpondo as artes plásticas para o texto, utilizando um estudo baseado nos signos e suas simbologias. A pesquisa verifica através dos signos, na obra Ama Divers, de Adriana Varejão, temas relacionados às mulheres.

 

 

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Publicado

2024-03-27

Cómo citar

Costa, M., & Teixeira, N. C. R. B. . (2024). Os signos na leitura intersemiótica da obra de Adriana Varejão. The ESPecialist, 45(2), 175–185. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64356

Número

Sección

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier