Uma proposta de ensino do aspecto perfect associado ao tempo passado a brasileiros aprendizes de inglês como língua adicional
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e64439Palavras-chave:
Aspecto, Past perfect, ensino, inglês como língua adicional, aquisição de L2Resumo
O objetivo geral deste trabalho é contribuir para as reflexões acerca do ensino de inglês como língua adicional a aprendizes brasileiros. O objetivo específico é propor e discutir um conjunto de atividades desenvolvido para o ensino do aspecto perfect, especificamente o perfect existencial (PE), relacionado ao tempo passado a aprendizes brasileiros de inglês como língua adicional. Os procedimentos metodológicos deste trabalho consistem na identificação dos objetivos de cada uma das atividades apresentadas e na investigação da pertinência desses em relação à proposta de trabalhos da literatura linguística que versam sobre a descrição/ensino do perfect (Alves, Machado e Nespoli, 2020; Comrie, 1976). Os resultados apontam que, por meio de exercícios de categorização (orientação espacial de eventos), indução de padrões (generalização a partir de um pequeno corpus sobre a forma, o uso e o sentido do past perfect), paráfrase (reescrita de sentenças no past perfect por meio de outras formas morfológicas), transliteração de eventos orientados espacialmente em eventos linguisticamente ordenados e de identificação das noções de anterioridade e posterioridade, o aspecto perfect relacionado ao tempo passado pode ser apresentado a aprendizes brasileiros de inglês como língua adicional.
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