Letramento digital dos alunos:
a gamificação como estratégia para o ensino e aprendizagem em turmas dos primeiros anos do ensino médio integrado do Ifac
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64493Palabras clave:
Gamificação, Multiletramentos, Ensino, Tecnologia DigitalResumen
A presente pesquisa tem como objetivo investigar como o uso das tecnologias digitais, pelo viés da gamificação, pode favorecer o ensino/aprendizagem da língua portuguesa nas turmas de ensino médio de primeiros anos do curso de Redes de Computadores do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, a partir da visão dos docentes, buscando compreender a importância da utilização dessas metodologias ativas em sala de aula, como também da contribuição dessas ações em favor do letramento digital dos alunos. Nesse sentido, considerar a era globalizada em que inserimos esta pesquisa é relevante quando nos propomos a trabalhar com a tecnologia digital que vem proporcionando a cada dia e para todos os setores da sociedade mudanças significativas para o desenvolvimento social, intelectual e profissional do ser humano. Para fundamentar esta pesquisa, foi utilizado o seguinte embasamento teórico: Alves (2015), Kleiman (2007), Leffa (2014), Rojo (2012), Soares (2002), entre outros. A metodologia pensada é de cunho bibliográfico e possui caráter quali-quantitivo, e foi realizada também por meio da pesquisa de campo com docentes do Ifac. Como instrumento para gerar os dados, utilizamos questionários, com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam que a utilização da gamificação, apesar de ainda ser tímida, pode contribuir para o letramento digital dos estudantes.
Métricas
Citas
ALVES, Flora. Gamification - como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo do conceito à prática. 2. ed. São Paulo: DVS, 2015.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.
FADEL, Luciane Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Cláudia; VANZIN, Tarcísio. Gamificação na Educação. Pimenta Cultural : São Paulo. 2014
FREIRE, Paulo. & HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.
KENSKI, Vani. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
KAPP, Karl. (2012) The Gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. Pfeiffer. Hoboken, NJ.
KLEIMAN, Angela. B. Letramento e suas implicações para o ensino de Língua Materna. Signo. Santa Cruz, v. 32 n. 53, p. 1-25, dez. 2007.
LEFFA, Vilson. Produção de Materiais para o Ensino de Línguas na Perspectiva do Design Crítico. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MONTE MOR, Walkyria. (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes Editores, 2017, p. 243-265.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 201.
MORAN, José. Contribuição das tecnologias para uma educação inovadora. In ESPÍRITO SANTO, J. A; ANDRÉ, B. P. O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC’s no Ensino de Língua Portuguesa. II CONINTER – Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades Belo Horizonte, de 8 a 11 de outubro de 2013.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade: Campinas, vol.23, n.81, p.143-160, dez. 2002.
TAKAHASHI, Tadao. (org.). Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. Brasília: MCT, 2000
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.