Letramento digital dos alunos:

a gamificação como estratégia para o ensino e aprendizagem em turmas dos primeiros anos do ensino médio integrado do Ifac

Autores/as

  • Risonete Gomes Amorim UFAC
  • Edilene da Silva Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64493

Palabras clave:

Gamificação, Multiletramentos, Ensino, Tecnologia Digital

Resumen

A presente pesquisa tem como objetivo investigar como o uso das tecnologias digitais, pelo viés da gamificação, pode favorecer o ensino/aprendizagem da língua portuguesa nas turmas de ensino médio de primeiros anos do curso de Redes de Computadores do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, a partir da visão dos docentes, buscando compreender a importância da utilização dessas metodologias ativas em sala de aula, como também da contribuição dessas ações em favor do letramento digital dos alunos. Nesse sentido, considerar a era globalizada em que inserimos esta pesquisa é relevante quando nos propomos a trabalhar com a tecnologia digital que vem proporcionando a cada dia e para todos os setores da sociedade mudanças significativas para o desenvolvimento social, intelectual e profissional do ser humano. Para fundamentar esta pesquisa, foi utilizado o seguinte embasamento teórico: Alves (2015), Kleiman (2007), Leffa (2014), Rojo (2012), Soares (2002), entre outros. A metodologia pensada é de cunho bibliográfico e possui caráter quali-quantitivo, e foi realizada também por meio da pesquisa de campo com docentes do Ifac. Como instrumento para gerar os dados, utilizamos questionários, com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam que a utilização da gamificação, apesar de ainda ser tímida, pode contribuir para o letramento digital dos estudantes.

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Citas

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Publicado

2024-03-27

Cómo citar

Amorim, R. G. ., & Ferreira, E. da S. . (2024). Letramento digital dos alunos:: a gamificação como estratégia para o ensino e aprendizagem em turmas dos primeiros anos do ensino médio integrado do Ifac. The ESPecialist, 45(2), 90–106. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64493

Número

Sección

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier