Análise de interações simuladas da prova oral do exame Celpe-Bras
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e64984Palabras clave:
Celpe-Bras, Prova oral, SimuladoResumen
Este artigo tem o objetivo de analisar as justificativas das notas de avaliadores interlocutores e avaliadores observadores em um simulado da interação face a face do exame Celpe-Bras. Os avaliadores são 3 estudantes de cursos de licenciatura que atuam no Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras da Universidade Estadual de Feira de Santana (NucLi-IsF/UEFS) em um curso preparatório para o exame Celpe-Bras. Cada professor realizou 4 entrevistas semiestruturadas ao final de cada interação simulada, a fim de garantir os encontros possíveis com cada um dos examinandos. Os resultados revelam um alto índice de semelhança na atribuição das notas, mas critérios de classificação distintos. Evidenciou-se também incertezas quanto à pontuação apresentada, ensejando um debate em torno da subjetividade da avaliação e da importância de refinar melhor os critérios para aumentar a confiabilidade do processo.
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