Dimensões cóporea-afetivas para o contexto escolar

o brincar teatral para a transformação social

Auteurs

  • Iris Mariano de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Adolfo Tanzi Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68628

Mots-clés :

Dimensões corpórea-afetivas, Atividades Teatrais, Brincar, Ensino-aprendizagem

Résumé

O presente artigo explora as dimensões corpórea-afetivas no contexto escolar, com foco nas práticas teatrais como ferramentas de transformação social. A partir da abordagem de autores como Espinosa (1656/2009), Vygotsky (1978), Spolin (1963) e Boal (2019), este estudo investiga como corpo e mente atuam de maneira integrada ao serem mobilizados em atividades teatrais pedagógicas que podem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento social dos indivíduos. Por meio de jogos teatrais, com estudantes do 6º ano, o estudo analisou como essas práticas incentivam a participação ativa dos alunos, promovendo encontros sociais positivos e colaborativos que podem aumentar sua capacidade de agir e transformar suas realidades. Metodologicamente, com a contribuição da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (Magalhães e Fidalgo, 2019), desenvolvemos, crítico-colaborativamente, intervenções pedagógicas que pudessem explorar problemas sociais dos cotidianos dos envolvidos por meio de encenações. Os alunos, ao interagir corporal e emocionalmente, foram desafiados a encontrar soluções criativas para diferentes conflitos. Os resultados indicam que os jogos teatrais contribuíram na atenção, na memória e nas potencialidades para a resolução de problemas. Ao final das atividades, os alunos demonstraram uma maior compreensão sobre o papel das emoções e a capacidade de agir de maneira crítica e colaborativa em suas questões sociais. Concluímos que as práticas corpóreo-afetivas, especialmente as atividades teatrais, têm um potencial significativo para promover transformações sociais no ambiente escolar, ao integrar corpo, mente e emoções no processo de ensino-aprendizagem.

Références

ARMADA-MARTINS, Silvia Conceição. Formação de formadores em contextos corporativos – uma abordagem crítico-colaborativa. Dissertação de mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2018.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores: Augusto Boal. Tradução Barbara Wagner Mastrobuono e Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2019.

BURKITT, Ian. The Emotions in Cultural-Historical Activity Theory: Personality, Emotion and Motivation in Social Relations and Activity. Integrative Psychological and Behavioral Science, 55(4), 797–820, 2021.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa. Companhia das Letras, 2011.

ELLIS, Rod. The study of second language acquisition. 2ª ed. Oxford University Press, Oxford, 2008.

ESPINOSA, Baruch. Ética. Tradução de Thomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

FREITAS, Maly Magalhães; FIDALGO, Sueli Salles; VIEIRA, Claudia Regina. Pesquisa Crítica de Colaboração: o ensino de Língua Portuguesa pensado com os surdos para os surdos. Ensino em Re-vista, v.29, p. 1-23, 2022.

GASS, Susan; SELINKER, Larry. Second Language Acquisition: an introductory course. 3ª ed. Routledge, Nova Iorque/Londres, 2008.

HARDT, Michael. Foreword: What affects are good for. In: CLOUGH, P. T.; HALLEY, J. The Affective Turn: Theorizing the Social. Durham and London: Duke University Press, 2007. p.ix-xiii.

LEME, André Paes. SPINOZA: o conatus e a liberdade humana. Cadernos Espinosanos, 1(28), 2013, pp. 109-128.

LOBMAN, Carrie. Jogo, Aprendizagem e Desenvolvimento. In: BARBOSA, M. V.; MILLER, S.; MELLO, S (Org.). Teoria Histórico-Cultural: Questões Fundamentais para a Educação Escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, p. 201-213.

MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo; FIDALGO, Sueli Salles. Reviewing Critical Research Methodologies for Teacher Education in Applied Linguistics. D.E.L.T.A., 35-3, p. 1-19, 2019.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia Alemã: Teses sobre Feuerbach. 8ª ed. Trad. Silvio Donizete Chagas. São Paulo: Centauro, [1845-46] 2005.

MELO, Iris Mariano de. Despertando o corpo-linguagem na escola: brincar como processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional. 2024. 149f. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Linguística Aplicada). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

ORTEGA, Lourdes. Understanding Second Language Acquisition. Hodder Education, Londres, 2009.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. 3ª ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 2008.

PAVLENKO, Aneta. The affective turn in SLA: from ‘affective factors’ to ‘language desire’ and ‘commodification of affect’. In: GABRYS-BAKER, D.; BIELSKA, J. (Eds.). The affective dimension in second language acquisition. Bristol, England: Multilingual Matters, p.3-28, 2013.

RAMOS, Fabiano. ; FERREIRA, Flávia. ; LEAL, Vania. Um olhar para as emoções no ensino de línguas no campo da linguística aplicada: implicações epistemológicas. Revista Gatilho, Juiz de Fora, v. 24, p. 152-168, 2023.

SAWAIA, Bader. O sofrimento ético político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: As artimanhas da exclusão análise psicossocial e ética da desigualdade social (pp. 97-118). Vozes, 2008.

SILVA, Daniela Nunes Henrique. Imaginação, criança e escola. 1. ed. São Paulo: Summus. 2011. 118p

SILVA, Daniela Nunes Henrique.; MAGIOLINO. Lavínia Lopes Salomão. Imaginação e emoção: liberdade ou servidão nas paixões? Um ensaio teórico entre L. S. Vigotski e B. Espinosa. In: SAWAIA, B.B.; ALBUQUERQUE. R; BUSARELLO, F.R. Afeto & Comum: Reflexões sobre a práxis psicossocial. Alexa Cultural, São Paulo, 2018, pp. 39-59.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1963.

STRAPPAZZON, André Luis; SAWAIA, Bader; MAHEIRIE, Kátia. A liberdade em Espinosa como base ontoepistemológica no enfrentamento do sofrimento ético-político. PSICOLOGIA & SOCIEDADE, 34, 2022, pp. 1-16.

TANZI NETO, Adolfo. Arquitetônica Social Escolar: um estudo sócio, histórico e cultural sobre as relações de poder e controle nos espaços, artefatos e discursos. 2016. 362 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2016.

TANZI NETO, Adolfo; LIBERALI, Fernanda. A virada afetiva na Linguística Aplicada: movimentos e entrelaces da potência das emoções no campo dos estudos da linguagem. No prelo.

VYGOTSKY, Lev. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKI, Lev. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática Editora, 1930/2009.

Téléchargements

Publiée

2025-06-11

Comment citer

Melo, I. M. de ., & Tanzi Neto, A. (2025). Dimensões cóporea-afetivas para o contexto escolar: o brincar teatral para a transformação social. The ESPecialist, 46(1), 516–536. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68628

Numéro

Rubrique

The affective turn in Applied Linguistics