Decolonialidade no Ensino de Língua Inglesa
(des)encontros entre o eixo de leitura da BNCC com o QCERL
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68987Palabras clave:
Ensino de Língua Inglesa, Eixo Leitura, Quadro Comum Europeu de Referências para as Línguas, Base Nacional Comum Curricular, Perspectivas decoloniaisResumen
Este artigo é recorte da pesquisa de mestrado de Cruz (2024), desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, vinculada à área da Linguística Aplicada, sob a perspectiva crítica e intercultural. Como questionamento orientador para este trabalho propomos a seguinte pergunta: de que maneiras o QCERL (Conselho da Europa, 2001) impacta/influencia as orientações curriculares para o Ensino de Língua Inglesa no Brasil e, de forma especial, no Amazonas? Partindo de uma análise sob a perspectiva decolonial crítica (Quijano, 1992, 2000; Walsh; Oliveria; Candau, 2018), com o objetivo de responder ao questionamento proposto, usamos pesquisa bibliográfica e documental para traçar um breve panorama acerca do tema proposto neste artigo. Os resultados evidenciam que os descritores do Eixo Leitura, para a área de Língua Inglesa, delineados pela BNCC (Brasil, 2018) estão propostos em consonância com as propostas elaboradas pelo QCERL, o que revela a poderosa influência de concepções eurocentradas sobre o ensino de línguas no Brasil e, de forma específica, no Amazonas, recorte desta pesquisa. Dessa forma, fica ainda evidente a necessidade urgente de se repensar as orientações curriculares nacionais e seus desdobramentos regionais, contemplando as especificidades de cada local e propostas que valorizem epistemologias e perspectivas decoloniais.
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