Ações retóricas de mestrandos da cultura disciplinar de direito em seções de introdução
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69003Palabras clave:
Seção de Introdução, Organização Retórica, Dissertação de Mestrado, Cultura DisciplinarResumen
Objetivamos aqui analisar a organização retórica da seção de Introdução de dissertações de mestrado disciplinar da área de Direito, com a finalidade de descrever como mestrandos desse campo de estudo agem retoricamente ao produzirem suas seções de Introdução. Para tanto, partimos da concepção de que os gêneros são eventos comunicativos com propósitos comuns e, por isso, possibilita a compreensão do agir retórico de pesquisadores, no processo de escrita de textos acadêmicos, no interior de uma comunidade discursiva (Swales, 1990; Bhatia, 2013 [1993]). Uma comunidade discursiva, concebida por Miller (2009) como comunidade retórica, tem poder de aculturação, visto que membros de uma comunidade tendem a apresentar valores aparentemente comuns, o que viabiliza a compreensão da organização retórica de um gênero (Swales, 1990). Uma comunidade é constituída por uma cultura particular que a representa, por isso estudos sobre cultura disciplinar, sobretudo os de Hyland (2004), são caros a esta pesquisa. A partir da análise dos dados, que partiram da observação da organização retórica de introduções de dissertações de diferentes programas de pós-graduação em Direito, com conceito 6, constatamos que os acadêmicos da área de Direito recorrem a um conjunto diversificado de passos retóricos para escrever as introduções de suas dissertações, o que sugere que a introdução é uma seção complexa em que se utilizam diversas estratégias retóricas pra atingir certos propósitos. Esse conjunto é composto de 10 passos retóricos, com enfoque nestes aspectos: objetivos, tópico de pesquisa, metodologia, teoria, estrutura temática, perguntas de pesquisa, resultados e hipóteses.
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