A multimodalidade na leitura de poesia e a escrita criativa na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69113Palavras-chave:
Escrita criativa, Poema, MultimodalidadeResumo
A sequência didática apresentada, neste artigo, buscou expor os alunos ao maior número possível de poemas, enfatizando desde o princípio a perspectiva da produção textual, tendo como objetivos gerais estimular a apreciação pelo gênero textual poema, desenvolvendo a sensibilidade estética do educando, e aprimorar a habilidade de escrita poética autoral. Os textos abordados variaram desde o soneto ao slam, a fim de não restringir o debate a aspectos da linguagem escrita, tampouco a aspectos de uma única tradição. A sequência teve como alvo turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio, de modo que cada professor a adaptou às demandas particulares da respectiva etapa. De forma detida, foram dadas orientações de escrita criativa aos estudantes para que pudessem elaborar seus próprios poemas com consciência e mais autonomia em relação à pluralidade de assuntos, formas e modalidades. A metodologia utilizada foi a sequência didática de Dolz, J.; Noverraz, M.; Schneuwly, B., (2004, p. 96). Como referencial teórico, abordamos estudos de Antonio Candido (2004), quanto à importância da literatura para o ser humano; Angela Paiva Dionisio (2007) (2011), ao abordar aspectos relevantes de multimodalidade na sala de aula; e tanto Luiz Antonio de Assis Brasil (2015) quanto María Teresa Andruetto (2012), na abordagem da escrita criativa; Neide Luzia de Rezende (2018), no que se refere à importância da leitura e da escrita, Angela Kleiman (2009), Alba Maria Perfeito (2002) e Adriana Pastorello Buim Arena (2009) e Guilherme Rocha Duran (2009), sobre o entendimento das associações de autor e leitor e a perspectiva interacionista. Ao final do processo, observou-se que os alunos mais participativos na entrega de poemas autorais deram-se no Ensino Fundamental, assim como na oralidade em diálogo com os textos das aulas.
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