A lenda amazônica no ensino de inglês

aspectos interculturais e linguísticos na elaboração de uma sequência didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69114

Palavras-chave:

Lenda, Ensino de Inglês, Gênero Textual, Sequência didática, Interculturalidade

Resumo

Este artigo propõe relatar e discutir o processo de elaboração de uma sequência didática para o ensino de inglês baseada no gênero textual lenda no contexto amazônico. Fundamentado no Interacionismo Sociodiscursivo e na Didática de Línguas, este estudo se baseou em aportes teóricos vigotskianos, volochinovianos/bakhtinianos e saussurianos, promovendo diálogo com princípios de interculturalidade crítica preconizados em documentos oficiais (Brasil, 2018; Pará, 2021). O processo de planejamento e construção da sequência didática consistiu em quatro fases: a seleção do gênero, o estudo do modelo didático, o planejamento do trabalho com as unidades linguísticas (lexicais e morfossintáticas) e a elaboração das atividades. Foram propostos dois tipos de instrumento — o quadro das versões e o quadro das oposições — para organizar a planificação de conteúdos e unidades linguísticas, considerando a relação entre contexto, gênero e estratégias interculturais.

Biografia do Autor

Renan Viani, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA, Brasil.

Professor assistente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), atuando no programa de graduação de Licenciatura em Letras - Inglês. Possui graduação em Letras, Bacharelado e Licenciatura, com habilitação em Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (2012), com realização de intercâmbio acadêmico em Letras na Queen's University Belfast (Reino Unido, 2011). Mestre em Estudos Linguísticos, área de Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, câmpus de São José do Rio Preto). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino de Português/Língua Materna e Inglês/Língua Adicional, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa e língua inglesa, relações entre ensino de gramática e ensino de gêneros textuais, trabalho docente, transposição didática, relações entre língua e cultura no ensino de inglês. 

Clara Romana Costa Araújo, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA, Brasil.

Graduada em Licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Atualmente, é graduanda do curso de Letras - Português pela mesma universidade. Bolsista no projeto PIBID/CAPES 2024. Tem experiência na área de ensino de inglês, desenvolvendo pesquisas sobre estudos de gêneros textuais e sequência didática.

Silvia Cristina Barros de Souza Hall, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA, Brasil.

É professora do programa de Letras Português/Inglês e do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA. Mestre e Doutora em Inglês - Estudos linguisticos pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Coordenadora do grupo de pesquisa GELIN- Grupo de Estudos Linguisticos em Ingles e membro dos grupos de pesquisa CELEPI (Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira ) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e CRITICAL (Pesquisa e Formação em Ensino Crítico de Línguas) da UFERSA. Tem como interesses específicos lingua inglesa e decolonialidade, interculturalidade, translinguagem, afeto na aprendizagem de línguas adicionais, crenças de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem de inglês e etnografia linguistica

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Publicado

2025-05-19

Como Citar

Viani, R., Araújo, C. R. C., & Hall, S. C. B. de S. (2025). A lenda amazônica no ensino de inglês: aspectos interculturais e linguísticos na elaboração de uma sequência didática. The Especialist, 46(1), 214–240. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69114

Edição

Seção

Dossiê Ensino de línguas e práticas cotidianas