A lenda amazônica no ensino de inglês
aspectos interculturais e linguísticos na elaboração de uma sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69114Palavras-chave:
Lenda, Ensino de Inglês, Gênero Textual, Sequência didática, InterculturalidadeResumo
Este artigo propõe relatar e discutir o processo de elaboração de uma sequência didática para o ensino de inglês baseada no gênero textual lenda no contexto amazônico. Fundamentado no Interacionismo Sociodiscursivo e na Didática de Línguas, este estudo se baseou em aportes teóricos vigotskianos, volochinovianos/bakhtinianos e saussurianos, promovendo diálogo com princípios de interculturalidade crítica preconizados em documentos oficiais (Brasil, 2018; Pará, 2021). O processo de planejamento e construção da sequência didática consistiu em quatro fases: a seleção do gênero, o estudo do modelo didático, o planejamento do trabalho com as unidades linguísticas (lexicais e morfossintáticas) e a elaboração das atividades. Foram propostos dois tipos de instrumento — o quadro das versões e o quadro das oposições — para organizar a planificação de conteúdos e unidades linguísticas, considerando a relação entre contexto, gênero e estratégias interculturais.
Referências
ABREU-TARDELLI, L. S. ; LIMA, F. S de ; SOUZA, R. R de ; AMORIM, N. R. V. ; FREITAS, J. P. M de. Gêneros, instrumento e desenvolvimento humano: revisitando a proposta didática do interacionismo sociodiscursivo. In: Vera Lúcia Lopes Cristóvão. (Org.). Gêneros (textuais/discursivos): ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2018, v. 1, p. 215-245.
ABREU-TARDELLI, L. S.; VIANI, R. B. A seleção de textos para o ensino de conceitos gramaticais na formação de professores de português. In: A. M. de Mattos Guimarães; Anderson Carnin; Eliane Gouvêa Lousada. (Org.). O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. v. 1. Araraquara: Letraria, 2020. p. 268-289.
ARAÚJO, C. R. C. O ensino de inglês por meio do gênero textual lenda no contexto amazônico em Cipoal – Santarém - Pará. 2023. 34 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Licenciatura em Letras. ATHAYDE, L. Legend of the Boto Cor-de-Rosa, 2020. Disponível em: https://thenib.com/legend-of-the-boto-cor-de-rosa/ Acesso em: 20 maio 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/Acesso em: 10 de nov. 2024.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRITISH COUNCIL. Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/quadro-comum-europeu-de-referencia-para-linguas-cefr. Acesso em: 14 nov. 2024.
BRONCKART, J-P. Teorias da linguagem: nova introdução crítica. Campinas/SP, Mercado de Letras, 2021.
BRONCKART, J-P . A atividade de linguagem frente à língua: homenagem a Ferdinand de Saussure. In: GUIMARÃES, A.M. de M.; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. O interacionismo discursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 19-42.
BRONCKART, J-P : Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução Anna Raquel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 1999.
BRONCKART, J-P. Um retorno necessário à questão do desenvolvimento. Tradução Lidia Stutz. In: BUENO, L.; LOPES, M. A. P. T.; CRISTÓVÃO, V. L. (org.). Gêneros textuais e formação inicial: uma homenagem à Malu Matêncio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. p. 85-107.
BRONCKART, J-P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução Anna Raquel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
BULEA, E. O signo em Ferdinand de Saussure: um campo chave para a chave dos campos. Traduzires, v. 2, n. 1, p. 31-53, 2013.
COELHO, M. do C. P. As narrações da cultura indígena da Amazônia: lendas e histórias. Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2003.
CRISTOVÃO, V. L. L; STUTZ, L. Sequências didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, P.T. C. et al. (Org.). Linguística aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas-SP: ALAB/Pontes Editores, 2011. p. 17-39.
DE QUEIROZ, A. S.; DOS SANTOS, E. C.; DE OLIVEIRA, K. C. N.; DE SOUSA, M. A.; VIEIRA, V. G. B. Ensino de língua portuguesa: uma proposta de sequência didática baseada nos estudos decoloniais. Revista do GELNE, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 127–141, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/15500. Acesso em: 31 out. 2024.
DOLZ J.; GAGNON, R. O gênero de texto, uma ferramenta didática para desenvolver a linguagem oral e escrita. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. (org.) Gêneros orais no ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 23-56.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para oral e o escrito: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J.P. A aquisição do discurso: emergência de uma competência ou aprendizagem de diferentes capacidades de linguagem?. Nonada: Letras em Revista, n. 28, vol. 1. Maio de 2017. pp. 156-173.
GONÇALVES. C. W. P. Amazônia, Amazônias. 3ª edição. Editora Contexto, São Paulo, 2012.
GREGGIO, S.; ZAMONER, D. Pressupostos da área de Língua Inglesa na BNCC: apropriação crítica por professores de inglês da Educação Básica. Trem de Letras, v. 9, n. 2, p. e022009-e022009, 2022.
HENRIQUE, M. A. B. Sequências didáticas para o argumentar em curso de Pedagogia: a produção escrita da crônica argumentativa e da resenha crítica. 2019.
HITOTUZI, N. Translating a Culture-based Dialogical Approach into ELT Materials for Lower-Secondary Students from Rural Communities in Northern Brazil. International Journal Cross-Disciplinary Subjects in Education (IJCDSE), v. 6, p. 2693-2701, 2016.
MACHADO, A. R.; CRISTOVÃO, V. L. L. A construção de modelos didáticos e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso–LemD, Tubarão, v. 6, n.3, p. 547-573, set./dez. 2006.
MAGALHÃES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L. L. As diferentes configurações de sequência didática: do esquema original ao expandido no Brasil. Revista Raído, v. 17, n. 44, p. 83 - 106, 2023.
PARÁ. Secretaria de Estado de Educação do Pará. Documento Curricular do Estado do Pará – Etapa Ensino Médio: Volume II. Belém: SEDUC-PA, 2021. 522 p.
RAMOS, Ana Adelina Lôpo. Língua adicional: um conceito “guarda-chuva”. Revista Brasileira de Linguística Antropológica, v. 13, p. 233-267, 2021.
ROSA, G. da C.; DUBOC, A. P.; SIQUEIRA, S. Inglês como Língua Franca (ILF) em campo: reflexos e refrações na BNCC. Perspectiva, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5007/2175-795X.2023.e92461. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/
Acesso em: 10 nov. 2024.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SCHWADE, K. L. ; HITOTUZI, Nilton ; OLIVEIRA, H N . O ensino de línguas estrangeiras na Amazônia: uma educação alicerçada na cultura. In: COLARES, Lília I. S.; PERES, José Roberto, R.; TAMBORIL, M. I. B. (Org.). Educação e realidade amazônica: volume 2. 1ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2017, v. II, p. 371-743.
SIQUEIRA, S. Se o inglês está no mundo, onde está o mundo nos materiais didáticos de inglês? In: SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, S. (Org.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 311-354.
UCHÔA, J. M. S.; COSTA, H. J. da S. Estratégias de uso do livro didático de língua inglesa no ensino médio. Anthesis, [S. l.], v. 11, n. 21, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/7794. Acesso em: 7 nov. 2024.
VIEIRA, S. Presidente Lula sanciona decreto que reconhece o Saire como manifestação da cultura nacional. G1 Santarém, 15 out. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2024/10/15/presidente-lula-sanciona-decreto-que-reconhece-o-saire-como-manifestacao-da-cultura-nacional.ghtml. Acesso em: 11 nov. 2024.
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário Sheila Grilo e Ekaterina Vólkova; ensaio introdutório Sheila Grilo. São Paulo: 34, 2017.
WALSH, C. Interculturalidad, Estado, sociedade: luchas (des)coloniales em nuestra época. Quito, Universidad Andina Simon Bolívar e Abya-Yala, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 The Especialist

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
