Complexidade e transdisciplinaridade

vias possíveis para a sala de aula da atualidade

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e73711

Mots-clés :

Complexidade, Transdisciplinaridade, Ensino de Línguas

Résumé

Este estudo apresenta uma abordagem alternativa para o enfrentamento dos desafios da sala de aula contemporânea. Propõe-se um modelo de aula de língua inglesa, inicialmente desenvolvido para cursos livres, mas com potencial aplicação em outras disciplinas e contextos de ensino regular. O objetivo é fomentar uma construção do conhecimento que seja pertinente (MORIN, 2005), dotada de significado e relevância para estudantes e docentes. A proposta de aula é fundamentada na epistemologia da complexidade (MORIN, 2005) e na transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2011), posicionando-se como uma via alternativa às perspectivas tradicionais, cartesianas e "bancárias" (FREIRE, 2020) da construção do saber. O artigo estabelece um diálogo entre esses referenciais teóricos e sua articulação na elaboração e detalhamento da aula, enfatizando a urgência da reforma do pensamento (MORIN, 2015b) como essencial para atender às demandas do mundo atual.

Références

BANYAI, I. Zoom. Brinque Book, Rio de Janeiro, 1995.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Homologada em 14 de dezembro de 2018. disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em 04 jun. 2025.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases na educação. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em 28 mai.2025

DEWEY, J. Experiência e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.

FREIRE, M.M. Linguística aplicada, complexidade e transdisciplinaridade: tecendo redes de sentido e articulando saberes. Revista Educação e Linguagem. vol. 3. n.1. pag.245-261. 2020

FREIRE, M. M.; PETRAGLIA, I. Complexidade: paradigma ou epistemologia? Thomas Kuhn e Edgar Morin para além da terminologia, refletindo sobre contribuições educacionais. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 23, n. 78, p. 979–995, 2023. DOI: 10.7213/1981-416X.23.078.DS01. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30303 . Acesso em: 20 jun. 2025.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 73. ed. - Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, M.M.; LEFFA, V. A auto-heteroecoformação tecnológica. In: Moita Lopes, L. P. (org.) Linguística aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. 1. ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p.59-78.

MAPFOR disponível em:

https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/mapfor-brasil/consultar/demanda_formacao_docente/inscritos_vagas_ingressantes . Acesso em 19 jun. 2025.

MORAES. M.C. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. - São Paulo: Atakarana/WHH, 2008.

MORAES, M.C.; Navas, J.M.B. (orgs.). Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand: Brasil, 2000.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. rev. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. - Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015b

NICOLESCU. B. Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade. In: SOMMERMAN, A.; MELLO, M.F.; BARROS, V.M. (orgs.), Educação e Transdisciplinaridade. Brasília: Unesco, 2000.

NICOLESCU, B. Transdisciplinarity: the hidden third, between the subject and the object. Social Studies Journal. Vol.1 n.1. Dispponível em: https://www.researchgate.net/publication/269520771_Transdisciplinarity_the_hidden_third_between_the_subject_and_the_object#fullTextFileContent . Acesso em 03 mai. 2025

NICOLESCU, B. The Need for Transdisciplinarity in Higher Education in a Globalized World. Transdisciplinary Journal of Engineering & Science, v. 3, 1 Jan. 2012.

Téléchargements

Publiée

2025-12-18

Comment citer

Barros, T. M. (2025). Complexidade e transdisciplinaridade: vias possíveis para a sala de aula da atualidade. The ESPecialist, 46(2), 107–122. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e73711