Complexidade e transdisciplinariedade na Linguística Aplicada
uma entrevista com Maximina M. Freire
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e73791Mots-clés :
Applied Linguistics, complexity, transdisciplinarityRésumé
Amplamente conhecida por seu trabalho pioneiro com abordagens complexas e trandisciplinares, a pesquisadora Maximina M. Freire generosamente aceitou o nosso pedido em fazer esta entrevista escrita, que está divida em duas partes. Primeiro, pretendemos aprofundar os fundamentos filosóficos e as motivações que guiaram a sua ilustre carreira, oferecendo aos nossos leitores um olhar aprofundado sobre as forças que moldam a sua investigação e as suas posições teóricas. A seguir lugar, procuramos inspirar a próxima geração de pesquisadores/as do Sul Global, partilhando as suas ideias sobre como navegar nas complexidades da investigação interdisciplinar, a evolução das suas perspectivas teóricas e a sua visão para o futuro.
Références
Freire, M. M. Interação e simulação computadorizada: uma proposta em CALL (Interaction and computer simulation: a proposal in CALL). Unpublished MA dissertation. Graduate Program of Applied Linguistics and Language Studies. Pontifical University of São Paulo, 1992.
Freire, M. M. Computer-mediated communication in the business territory: a joint exploration through e-mail messages and reflections upon job activities. Unpublished PhD thesis. Department of Curriculum, teaching, and learning. Ontario Institute for Studies in Education, University of Toronto, 1998.
Freire, M. M. Formação tecnológica de professores: problematizando, refletindo, buscando (Teacher technological education: questioning, reflecting, searching). In: U. Soto; M. F. Mayrink; I. V. Gregolin (orgs.), Linguagem, educação e virtualidade: experiências e reflexões (Language, education, and virtuality: experiences and reflections). 1a. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2009.
Freire, M. M. A abordagem hermenêutico-fenomenológica como orientação de pesquisa (The hermeneutic-phenomenological approach as a research orientation). In: M. M. Freire (org.), A pesquisa qualitativa sob múltiplos olhares: estabelecendo interlocuções em Linguística Aplicada (Qualitative research from multiple perspectives: establishing dialogues in Applied Linguistics). Unpublished e-book. GPeAHF/CNPq. São Paulo, SP, 2010.
Freire, M. M. Da aparência à essência: a abordagem hermenêutico-fenomenológica como orientação qualitativa de pesquisa (From appearance to essence: the hermeneutic-phenomenological approach as a qualitative research orientation). In: J. Rojas; L. S. Mello (org.). Educação, pesquisa e prática docente em diferentes contextos (Education, research, and teaching practice in different contexto)s. 1ed. Campo Grande, MS: Life Editora, 2012.
Freire, M. M. Complex educational design: a course design model based on complexity. Campus-Wide Information Systems, Vol. 30 No. 3, p.174-185, 2013.
Freire, M. M.; Leffa, V.J. A auto-heteroecoformação tecnológica (The self-hetero-eco technological formation). In: L. P. Moita Lopes (org.), Linguística Aplicada na modernidade recente (Applied Linguistics in recent modernity). 1ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
Freire, M. M. Uma abordagem metodológica e uma teoria do conhecimento: relato de um encontro e a emergência de uma tessitura (A methodological approach and a theory of knowledge: report of a meeting and the emergence of a framework). In: M.M. Freire; K.C.N. Brauer; G. Aguilar (orgs.), Vias para a pesquisa: reflexões e mediações (Pathways to research: reflections and mediations). São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional. Campus Virtual, 2017.
Freire, M. M.; Sá, C.F. Design educacional complexo: uma proposta para o desenho de cursos complexos (Complex educational design: a proposal for the design of complex courses). In: V.J. Leffa et al. (orgs.), Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada (Technologies and language teaching: a decade of research in applied linguistics). E-book. Santa Cruz do Sul : EDUNISC, 2020.
Freire, M. M. Linguística Aplicada, Complexidade e Transdisciplinaridade: tecendo redes de sentido e articulando saberes (Applied Linguistics, Complexity, and Transdisciplinarity: weaving networks of meaning and articulating knowledge). Educação & Linguagem (online), v. 23, p. 241-261, 2020a.
Freire, M. Transmedia storytelling: From convergence to transliteracy. D.E.L.T.A., vol. 36, p.1-22, 2020b.
Freire, M. M. Transdisciplinaridade e narrativas transmídia: uma articulação viável para propósitos formativos (Transdisciplinarity and transmedia narratives: a feasible articulation for educational purposes). Letras (UFSM), v. 32/1, p. 181-197, 2022.
Freire, M. M. Design educacional complexo e atitude transdisciplinar: reflexões sobre uma tessitura pertinente (Complex educational design and transdisciplinary attitude: reflections on a relevant weaving). Revista EntreLínguas, v.10, esp.1, p.1-14, 2024.
Freitas, L.; Morin, E., Nicolescu, B. Charter of transdiciplinarity. Adopted at the First World Congress of Trandisciplinarity, Convento da Arrábida, Portugal, 1994. Available at https://ciret-transdisciplinarity.org.
Morin, E.; Kern, A. B. Terra-Pátria (Homeland). 6th ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.
Niclolescu, B. Transdisciplinarity: The hidden third, between the subject and the object. Human and Social Studies, vol. I, no. 2, p.13-28. 2012.
van Manen, M. Researching lived experience: Human science for an action sensitive pedagogy. Ontario, CA: The Althouse Press, 1990.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© The Especialist 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.
Esta obra está licenciada com uma Licença