Edgar Morin e a epistemologia da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e74510Palabras clave:
Complexidade, Transdisciplinaridade, Educação, Formação DocenteResumen
O artigo destaca a Epistemologia da Complexidade de Edgar Morin (1994, 2000) como uma necessidade urgente para a educação contemporânea. Esta epistemologia busca reorganizar o pensamento e religar os saberes que foram fragmentados pela lógica dualista e tradicional. A complexidade é capaz de ligar informações separadas e compreender que o conhecimento isolado é mutilado. Ela é crucial para enfrentar os desafios de sistemas complexos como a educação. A complexidade introduz a reforma do pensamento e a necessidade de uma racionalidade aberta, nutrida por operadores cognitivos (como a dialogia e a autoeco-organização). Isso permite "pensar bem" – de forma contextualizada e reflexiva – para uma atuação ética. O resgate do sujeito e a noção de que viver é conhecer e conhecer é viver (Maturana; Varela, 1995) são centrais para a nova perspectiva. A Epistemologia da Complexidade e a transdisciplinaridade (Moraes, 2021) oferecem uma metodologia para a educação da inteireza humana, que acolhe a experiência e visa a regeneração do humanismo e o desenvolvimento da solidariedade e compreensão, tendo como objetivo, o Ensinar a Viver (Morin, 2015).
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