Power, Solidarity and the Construction of Requests in Service Encounters

Auteurs

  • Liliana Cabral Bastos

Mots-clés :

encontro de serviço, pedido, estratégias discursivas, discurso profissional

Résumé

Este artigo apresenta a análise de encontros de serviço ocorrentes no balcão de um serviço de seguro-saúde de uma empresa pública brasileira. Os dados foram coletados no âmbito de um projeto de pesquisa de bases etnográficas, e analisados a partir de uma perspectiva sócio-interacional do discurso. O foco da análise são as diferentes estratégias utilizadas pelos clientes para pedir informações e solicitar a execução de procedimentos administrativos. Foi observado que, entre outras coisas, essas estratégias variam em função das identidades sociais e profissionais dos clientes.

Biographie de l'auteur

Liliana Cabral Bastos

Liliana Cabral Bastos holds a PhD in Linguistics (PUC-Rio) and teaches in the Humanities Department at PUC-Rio. Her research, developed from an international social perspective of discourse, has been focused on the relationship between discourse and grammar, interaction in institutional contexts, discourse in the media and academic discourse. Her current research project focuses on interaction in business organisations.

Téléchargements

Comment citer

Bastos, L. C. (2012). Power, Solidarity and the Construction of Requests in Service Encounters. The ESPecialist, 17(2). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9685

Numéro

Rubrique

Papers