Power, Solidarity and the Construction of Requests in Service Encounters

Autores

  • Liliana Cabral Bastos

Palavras-chave:

encontro de serviço, pedido, estratégias discursivas, discurso profissional

Resumo

Este artigo apresenta a análise de encontros de serviço ocorrentes no balcão de um serviço de seguro-saúde de uma empresa pública brasileira. Os dados foram coletados no âmbito de um projeto de pesquisa de bases etnográficas, e analisados a partir de uma perspectiva sócio-interacional do discurso. O foco da análise são as diferentes estratégias utilizadas pelos clientes para pedir informações e solicitar a execução de procedimentos administrativos. Foi observado que, entre outras coisas, essas estratégias variam em função das identidades sociais e profissionais dos clientes.

Biografia do Autor

Liliana Cabral Bastos

Liliana Cabral Bastos holds a PhD in Linguistics (PUC-Rio) and teaches in the Humanities Department at PUC-Rio. Her research, developed from an international social perspective of discourse, has been focused on the relationship between discourse and grammar, interaction in institutional contexts, discourse in the media and academic discourse. Her current research project focuses on interaction in business organisations.

Downloads

Como Citar

Bastos, L. C. (2012). Power, Solidarity and the Construction of Requests in Service Encounters. The Especialist, 17(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9685

Edição

Seção

Artigos