As Máximas de Grice no Contexto Empresarial

Autores/as

  • Sônia Margarida Prado de Souza

Palabras clave:

Princípio Cooperativo, máximas, evento comunicativo, comunidade discursiva

Resumen

O propósito deste artigo é analisar, numa abordagem contrastiva, os esforços cooperativos previstos por Grice (1975) entre os participantes de um evento comunicativo pertencente à esfera profissional, em duas culturas diferentes. Mais especificamente, os objetivos estão centrados na verificação da obediência e/ou violação de dois casos particulares do Princípio Cooperativo (PC), ou seja, dos aspectos de quantidade e relevância de informações dadas pelos candidatos brasileiros e ingleses no momento da candidatura, tendo como parâmetros: (a) as expectativas gerais por parte das empresas brasileiras e inglesas em termos do número e relevância dos tópicos a serem apresentados nas Cartas de Pedido de Emprego (CPE); (b) expectativas específicas das empresas brasileiras e inglesas em relação às instruções e qualificações exigidas no Anúncio de Emprego (AE).

Biografía del autor/a

Sônia Margarida Prado de Souza

Sônia M. Prado de Souza is a teacher of Office Automation and Secretarial Course at FATEC-SP (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). At present, she is undertaking research into the structural and textual aspects of the written language used for professional communications at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Cómo citar

Souza, S. M. P. de. (2012). As Máximas de Grice no Contexto Empresarial. The ESPecialist, 18(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9799

Número

Sección

Papers