Conceituando os Saberes Práticos de Sobrevivência
Palavras-chave:
saberes, Saberes Práticos de Sobrevivência, formação do professor de inglêsResumo
Este artigo sistematiza a noção de Saberes Práticos de Sobrevivência a partir da junção dos conceitos de saberes (Geertz, 1983/2009; Tardif, 2002) com as estratégias de sobrevivência em sala de aula de Woods (1990). Inicialmente, são discutidas as perspectivas teóricas sobre os saberes. Nessa discussão, aponta-se como elas podem dialogar com as estratégias de sobrevivência de Woods (1990). Em seguida, são identificados, por meio de entrevistas semiestruturadas (Lüdke & André, 1986; Rizzini, 1999), os Saberes Práticos de Sobrevivência que professores de inglês, com experiência docente em institutos de idiomas e/ou escolas regulares, e matriculados na Licenciatura em Letras-Inglês, utilizam em sua prática docente. Os resultados apontam as mais diversas maneiras de lidar com as adversidades que surgem no ofício docente em uma sala de aula de inglês.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
