Conceituando os Saberes Práticos de Sobrevivência

Autores

  • Paulo Boa Sorte Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

saberes, Saberes Práticos de Sobrevivência, formação do professor de inglês

Resumo

Este artigo sistematiza a noção de Saberes Práticos de Sobrevivência a partir da junção dos conceitos de saberes (Geertz, 1983/2009; Tardif, 2002) com as estratégias de sobrevivência em sala de aula de Woods (1990). Inicialmente, são discutidas as perspectivas teóricas sobre os saberes. Nessa discussão, aponta-se como elas podem dialogar com as estratégias de sobrevivência de Woods (1990). Em seguida, são identificados, por meio de entrevistas semiestruturadas (Lüdke & André, 1986; Rizzini, 1999), os Saberes Práticos de Sobrevivência que professores de inglês, com experiência docente em institutos de idiomas e/ou escolas regulares, e matriculados na Licenciatura em Letras-Inglês, utilizam em sua prática docente. Os resultados apontam as mais diversas maneiras de lidar com as adversidades que surgem no ofício docente em uma sala de aula de inglês.

Biografia do Autor

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe

Paulo Boa Sorte is an Adjunct Professor at the Federal University of Sergipe. He holds a PhD in Applied Linguistics from the Catholic University of São Paulo and an MSc in Education from the Federal University of Sergipe. He is a Specialist in English Language Teaching (Federal University of Minas Gerais) and graduated in Languages from the State University of Bahia.

Downloads

Como Citar

Boa Sorte, P. (2015). Conceituando os Saberes Práticos de Sobrevivência. The Especialist, 36(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21978

Edição

Seção

Artigos