UM ESTUDO DO MOVIMENTO RETÓRICO DISCUTIR A PESQUISA EM RESUMOS ACADÊMICOS

Auteurs

  • Cristiane Salete Florek Universidade Federal de Santa Maria

Mots-clés :

Metafunções da Linguagem, Resumos Acadêmicos, Organização Retórica, Movimento Discutir a Pesquisa.

Résumé

Algumas vezes, os resumos acadêmicos apresentam apenas os resultados e/ou discussão da pesquisa (AYERS, 2008). Analisamos multifuncionalmente (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) o movimento retórico Discutir a Pesquisa (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010) de 13 resumos acadêmicos em inglês de diferentes áreas, objetivando compreender o que esse movimento representa, que relações sociais materializa e como organiza textualmente as informações contextuais. Os resultados ideacionais revelam: i) predomínio de processos materiais e mentais; ii) destaque para representações positivas dos resultados; e iii) ênfase no protagonismo dos pesquisadores na interpretação dos resultados. Interpessoalmente, a modalização de possibilidade revela o aspecto refutável da pesquisa. Textualmente, o Tema marcado destaca o referente da informação, facilitando a compreensão textual. 

Biographie de l'auteur

Cristiane Salete Florek, Universidade Federal de Santa Maria

Cristiane Salete Florek is graduated in Letters and has Master degree in Linguistic Studies. Currently, she is PhD student and temporary professor at Social Communication Department at Federal University of Santa Maria. She has experience in Applied Linguistics, with emphasis on Critical Genre Analysis, Multimodal Discourse Analysis and Multiliteracies.

Téléchargements

Publiée

2016-12-30

Comment citer

Florek, C. S. (2016). UM ESTUDO DO MOVIMENTO RETÓRICO DISCUTIR A PESQUISA EM RESUMOS ACADÊMICOS. The ESPecialist, 37(1). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/26864

Numéro

Rubrique

Papers