UM ESTUDO DO MOVIMENTO RETÓRICO DISCUTIR A PESQUISA EM RESUMOS ACADÊMICOS
Mots-clés :
Metafunções da Linguagem, Resumos Acadêmicos, Organização Retórica, Movimento Discutir a Pesquisa.Résumé
Algumas vezes, os resumos acadêmicos apresentam apenas os resultados e/ou discussão da pesquisa (AYERS, 2008). Analisamos multifuncionalmente (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) o movimento retórico Discutir a Pesquisa (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010) de 13 resumos acadêmicos em inglês de diferentes áreas, objetivando compreender o que esse movimento representa, que relações sociais materializa e como organiza textualmente as informações contextuais. Os resultados ideacionais revelam: i) predomínio de processos materiais e mentais; ii) destaque para representações positivas dos resultados; e iii) ênfase no protagonismo dos pesquisadores na interpretação dos resultados. Interpessoalmente, a modalização de possibilidade revela o aspecto refutável da pesquisa. Textualmente, o Tema marcado destaca o referente da informação, facilitando a compreensão textual.
Métriques
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.