UM ESTUDO DO MOVIMENTO RETÓRICO DISCUTIR A PESQUISA EM RESUMOS ACADÊMICOS

Autores

  • Cristiane Salete Florek Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Metafunções da Linguagem, Resumos Acadêmicos, Organização Retórica, Movimento Discutir a Pesquisa.

Resumo

Algumas vezes, os resumos acadêmicos apresentam apenas os resultados e/ou discussão da pesquisa (AYERS, 2008). Analisamos multifuncionalmente (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) o movimento retórico Discutir a Pesquisa (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010) de 13 resumos acadêmicos em inglês de diferentes áreas, objetivando compreender o que esse movimento representa, que relações sociais materializa e como organiza textualmente as informações contextuais. Os resultados ideacionais revelam: i) predomínio de processos materiais e mentais; ii) destaque para representações positivas dos resultados; e iii) ênfase no protagonismo dos pesquisadores na interpretação dos resultados. Interpessoalmente, a modalização de possibilidade revela o aspecto refutável da pesquisa. Textualmente, o Tema marcado destaca o referente da informação, facilitando a compreensão textual. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane Salete Florek, Universidade Federal de Santa Maria

Cristiane Salete Florek is graduated in Letters and has Master degree in Linguistic Studies. Currently, she is PhD student and temporary professor at Social Communication Department at Federal University of Santa Maria. She has experience in Applied Linguistics, with emphasis on Critical Genre Analysis, Multimodal Discourse Analysis and Multiliteracies.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Florek, C. S. (2016). UM ESTUDO DO MOVIMENTO RETÓRICO DISCUTIR A PESQUISA EM RESUMOS ACADÊMICOS. The Especialist, 37(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/26864

Edição

Seção

Artigos