UM ESTUDO DO MOVIMENTO RETÓRICO DISCUTIR A PESQUISA EM RESUMOS ACADÊMICOS
Palavras-chave:
Metafunções da Linguagem, Resumos Acadêmicos, Organização Retórica, Movimento Discutir a Pesquisa.Resumo
Algumas vezes, os resumos acadêmicos apresentam apenas os resultados e/ou discussão da pesquisa (AYERS, 2008). Analisamos multifuncionalmente (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) o movimento retórico Discutir a Pesquisa (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2010) de 13 resumos acadêmicos em inglês de diferentes áreas, objetivando compreender o que esse movimento representa, que relações sociais materializa e como organiza textualmente as informações contextuais. Os resultados ideacionais revelam: i) predomínio de processos materiais e mentais; ii) destaque para representações positivas dos resultados; e iii) ênfase no protagonismo dos pesquisadores na interpretação dos resultados. Interpessoalmente, a modalização de possibilidade revela o aspecto refutável da pesquisa. Textualmente, o Tema marcado destaca o referente da informação, facilitando a compreensão textual.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.