O MODELO ESCOLAR E A ‘VIDA QUE SE VIVE’ CONTEMPORÂNEA: INCOMPATIBILIDADE DE GÊNIOS

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i2a3

Mots-clés :

Ferramentas educativas, Ação monocultural, Superdiversidade, Multiculturalidade

Résumé

O presente artigo objetiva discutir a ação de alguns modelos escolares atuais que, frente às novas ordens mundiais no que diz respeito aos avanços tecnológicos e suas mudanças geográficas, sociais e culturais, sobretudo advindas da globalização, normalmente decepcionam ao propiciar ferramentas educativas, culturais e políticas apropriadas, principalmente do ponto de vista linguístico. O modelo escolar de referência tencionado no presente artigo está relacionado com ações docentes que qualifiquem e capacitem os alunos para interagir no mundo de uma forma mais contundente, protagonista e crítica. Como cenário de um modelo escolar, o presente artigo terá como base 3 recortes de um currículo de Língua Inglesa, do ensino fundamental II, da rede pública municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A discussão está fundamentada nos aportes teóricos de Santos (2000) no que tange às consequências da globalização, bem como aos conceitos de ação monocultural discutidos por Candau, (2011), de superdiversidade e multiculturalidade, embasados em Vertovec (2007) e Blommaert (2013). 

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Biographie de l'auteur

Francisco ESTEFOGO, Faculdade Cultura Inglesa

Francisco Estefogo holds Ph.D. (2005) and Master (2001) degrees in Applied Linguistics from the Catholic University of São Paulo. He’s currently a postdoctorate researcher in reflective teaching at PUCSP. He’s also the Coordinator of Faculdade Cultura Inglesa and Academic Director of Cultura Inglesa Taubate. He’s been involved with English teaching for over 20 years. His main areas of interest include learning strategies, critical reflection, teacher training, socio-constructivism, agency etc. E-mail: franestefogo@uol.com.br

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Publiée

2017-12-21

Comment citer

ESTEFOGO, F. (2017). O MODELO ESCOLAR E A ‘VIDA QUE SE VIVE’ CONTEMPORÂNEA: INCOMPATIBILIDADE DE GÊNIOS. The ESPecialist, 38(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i2a3

Numéro

Rubrique

Papers