UM ESTUDO SOBRE DIZERES DE LICENCIANDOS COTISTAS NO PIBID: 'TRÊS LANCHES, PROFESSORA?'
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i1a8Mots-clés :
Formação inicial, PIBID, Cotas, Interacionismo sociodiscursivo, Ciências do trabalho.Résumé
Situado na Linguística Aplicada, na perspectiva das vozes do sul (MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2013), este trabalho busca compreender como os dizeres de licenciandos desvelam voz de autor. Ancorada no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008; MACHADO, 2004) e na Clínica da Atividade (CLOT, [1999], 2007), analisou-se o trabalho docente de dois estudantes cotistas inseridos no PIBID Letras-Inglês na UFPB (MORAIS, 2017). De natureza qualitativa, e seguindo a proposta da autoconfrontação simples, conforme a referida Clínica, a discussão focaliza duas entrevistas propulsionadas pela filmagem de aulas dos colaboradores, que posteriormente, ao se verem, geraram as entrevistas, corpus da pesquisa. Foi verificada a saliência do tema ‘conflitos’ e, neste recorte sobre seis fragmentos, observa-se a emergência da voz de autor empírico, inscrevendo questões socioprofissionais como escrita e oralidade, preconceito e fome. Em suma, emergem novas vozes docentes, sugerindo o entrelaçamento de histórias de vida dos licenciandos cotistas e seus alunos.
Métriques
Références
AMIGUES, R. 2004. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: A.R. MACHADO, O Ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, pp. 37-53.
BABHA, H. K. 1998. O lugar da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG.
BÖHN, H. I. 2004. A formação do professor de línguas: a construção de uma identidade profissional. Investigações – linguística e teoria literária. Recife: UFPE, 17: 97-113.
BRASIL.1998. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF.
BRONCKART, J. P. 1999. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: Educ.
____________. 2006. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras.
____________. 2008. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras.
CLOT, Y. [1999]2007. A função psicológica do trabalho. 2ªed. Trad.: Adail Sobral. Petrópolis: Vozes.
_____. 2010. Trabalho e o poder de agir. Belo Horizonte: Fabrefactum.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. 2006. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: N. K, DENZIN; Y. S. LINCOLN. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, pp. 15-42.
DOSSIÊ Ações Afirmativas na UFPB. 2013. A longa década da democratização inconclusa no ensino superior (1999-2012). João Pessoa: NEABI/CCHLA.
KLEIMAN, Angela B. 2013. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: L. P. MOITA-LOPES (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, pp. 39-58.
LOUSADA, E. G. 2006. Entre trabalho prescrito e realizado: um espaço para a emergência do trabalho real do professor. Tese de Doutorado. São Paulo: Pontifica Universidade Católica de São Paulo.
MACHADO, A. R. 2004. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL; São Paulo: FAPESP.
__________. 2007. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: A. M. M. GUIMARÃES; A. R. MACHADO; A. COUTINHO (Orgs.) O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, pp. 77-97.
MACHADO, A. R. et. al. 2009. Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras.
MACHADO, A. R.; BRONCKART, J. P. 2009. (Re-)configuração do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In.: A. R. MACHADO et al. 2009a. Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras.
MEDRADO, B. P. 2017. Tornando-se professor: a compreensão de graduandos em Letras sobre a atividade educacional. In: B.P MEDRADO, B. P.; C.L.REICHMANN, Projetos e práticas de professores de língua inglesa (ebook, 2a ed.). João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2017. Acesso em: 14 de março de 2018.Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press/index.php/press/catalog/book/212.
MOITA-LOPES, L. P. 2006. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. SP: Parábola.
MORAIS, D.S. Uma análise do agir linguageiro de licenciandos cotistas no PIBID/Letras-Inglês. Dissertação de Mestrado. João Pessoa: UFPB, 2017.
MOURA, E. M.; SOUZA JUNIOR, A. J. 2015. Saberes docentes sobre o trabalho educativo no projeto PIBID. In.: M. V. BARBOSA; A. R. GONÇALVES; B. GAYDECSKA et al. A boniteza de ensinar e a identidade do professor na contemporaneidade. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, pp. 289-310.
REICHMANN, C.L. 2015. Letras e letramentos: escrita situada, identidade e trabalho docente no estágio supervisionado. Campinas: Mercado de Letras.
VYGOTSKY, L. S. 1984. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
___________. 1987. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
YAMIN, G. A.; CAMPOS, M. I.; CATANANTE, B. R. 2016. "Quero ser professora": a construção de sentidos da docência por meio do Pibid. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 97.245:31-45. Disponível online em: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/3368314027. Acesso em: 20 de janeiro de 2017.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.