UM ESTUDO SOBRE DIZERES DE LICENCIANDOS COTISTAS NO PIBID: 'TRÊS LANCHES, PROFESSORA?'

Autores

  • Carla Lynn Reichmann Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil/CNPq
  • Daniel Sousa Morais Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i1a8

Palavras-chave:

Formação inicial, PIBID, Cotas, Interacionismo sociodiscursivo, Ciências do trabalho.

Resumo

Situado na Linguística Aplicada, na perspectiva das vozes do sul (MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2013), este trabalho busca compreender como os dizeres de licenciandos desvelam voz de autor. Ancorada no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008; MACHADO, 2004) e na Clínica da Atividade (CLOT, [1999], 2007), analisou-se o trabalho docente de dois estudantes cotistas inseridos no PIBID Letras-Inglês na UFPB (MORAIS, 2017). De natureza qualitativa, e seguindo a proposta da autoconfrontação simples, conforme a referida Clínica, a discussão focaliza duas entrevistas propulsionadas pela filmagem de aulas dos colaboradores, que posteriormente, ao se verem, geraram as entrevistas, corpus da pesquisa. Foi verificada a saliência do tema ‘conflitos’ e, neste recorte sobre seis fragmentos, observa-se a emergência da voz de autor empírico, inscrevendo questões socioprofissionais como escrita e oralidade, preconceito e fome. Em suma, emergem novas vozes docentes, sugerindo o entrelaçamento de histórias de vida dos licenciandos cotistas e seus alunos.

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Biografia do Autor

Carla Lynn Reichmann, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil/CNPq

Carla Lynn Reichmann holds a Ph.D. in Letters (UFSC, 2001), and developed her post-doctoral project in Applied Linguistics (UNICAMP, 2012). Associate professor at UFPB, in the Foreign Letters undergraduate department and Linguistics graduate school, her research interests include language teacher literacy and identity practices. Email: carlareichmann@hotmail.com

Daniel Sousa Morais, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil

 

Daniel Sousa Morais holds a degree in English Language and Literature (UFPB, 2013), and an MA in Linguistics (UFPB, 2017). Member of the research group Literacies, Interaction and Labor (GELIT-UFPB/CNPq), his research interests address Applied Linguistics and Teacher education, in line with Sociodiscursive Interactionism. Email: daniel_smorais@hotmail.com

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Publicado

2018-07-27

Como Citar

Reichmann, C. L., & Morais, D. S. (2018). UM ESTUDO SOBRE DIZERES DE LICENCIANDOS COTISTAS NO PIBID: ’TRÊS LANCHES, PROFESSORA?’. The Especialist, 39(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i1a8

Edição

Seção

Artigos