Produção textual e surdez: a escrita de alunos surdos sob uma perspectiva cíclica e colaborativa

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DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a7

Mots-clés :

Artigo de Opinião, EAD, Escrita de Surdos, Modelo Didático de Escrita, Português como Segunda Língua

Résumé

Este artigo discute as produções escritas de artigos de opinião, nos moldes da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de dois alunos surdos que participaram do “Curso de Redação para o ENEM”, na modalidade de Educação a Distância (EAD), produzido e implementado na pesquisa de mestrado de Barbosa (2016). Apresenta o “Modelo Didático de Produção Escrita” de Dias (2004), o qual foi utilizado para a criação das atividades de produção textual do curso EAD. São apresentadas ainda algumas especificidades da escrita do português como segunda língua (PL2) por alunos surdos. Verificou-se que as etapas propostas pelo modelo didático utilizado proporcionaram aos participantes surdos conhecimentos aprofundados sobre o tema a ser escrito, além de os auxiliarem na organização textual e léxico-gramatical do gênero artigo de opinião em português.

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Bibliographies de l'auteur

Reinildes Dias, Faculdade de Letras - UFMG

Professora e pesquisadora da Faculdade de Letras da UFMG, atuando na graduação e na pós-graducação (Pós-Lin).

Eva dos Reis Araújo Barbosa, Doutoranda - UFMG

Doutoranda pela UFMG. Mestre pela mesma universidade (2016). Areas de pesquisa: educação para surdos e multimodalidade.

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Publiée

2020-05-11

Comment citer

Dias, R., & Barbosa, E. dos R. A. (2020). Produção textual e surdez: a escrita de alunos surdos sob uma perspectiva cíclica e colaborativa. The ESPecialist, 41(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a7

Numéro

Rubrique

Papers