Produção textual e surdez: a escrita de alunos surdos sob uma perspectiva cíclica e colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a7Palavras-chave:
Artigo de Opinião, EAD, Escrita de Surdos, Modelo Didático de Escrita, Português como Segunda LínguaResumo
Este artigo discute as produções escritas de artigos de opinião, nos moldes da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de dois alunos surdos que participaram do “Curso de Redação para o ENEM”, na modalidade de Educação a Distância (EAD), produzido e implementado na pesquisa de mestrado de Barbosa (2016). Apresenta o “Modelo Didático de Produção Escrita” de Dias (2004), o qual foi utilizado para a criação das atividades de produção textual do curso EAD. São apresentadas ainda algumas especificidades da escrita do português como segunda língua (PL2) por alunos surdos. Verificou-se que as etapas propostas pelo modelo didático utilizado proporcionaram aos participantes surdos conhecimentos aprofundados sobre o tema a ser escrito, além de os auxiliarem na organização textual e léxico-gramatical do gênero artigo de opinião em português.
Metrics
Referências
ALBRES, N. A. 2010. Surdos e inclusão educacional. Rio de Janeiro: Arara Azul.
BARBOSA, E. R. A. 2014. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
e o Ensino de Português para Surdos: Práticas e Concepções de Professores. Monografia (Bacharelado em Estudos Linguísticos do Português). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.
BARBOSA, E. R. A. 2016. Navegando no Universo Surdo: a Multimodalidade a favor do Ensino de Português como Segunda Língua em um Curso EAD. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
BERNARDINO, E. L. 2000. Absurdo ou Lógica?: Os surdos e sua produção
linguística. Belo Horizonte: Profetizando Vida.
BERNARDINO, E. L. A.; DRUMOND, M. F. 2012. Curso de Produção Textual e Prática de Português para Surdos: um projeto de extensão. Anais do II SIELP (Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa), Uberlândia: EDUFU, v. 2, n. 1, p. 1-9.
BRASIL. 2002. Lei n° 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá providências. Brasília, 1 p.
BRASIL. 2005. Decreto n° 5.626, que regulamenta a Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 11 p.
BRASIL. 2016. Edital nº 10, de 14 de abril de 2016: Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2016. Brasília: Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 90 p.
CASTRO, C. C. 2015. Turn on your mobile devices in the English classes: Tweets no processo de escrita colaborativa on-line do gênero personal recount. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
DIAS, R. 2002. Reading critically in English. 3.ed., rev. ampl. Belo Horizonte: Editora UFMG.
DIAS, R. 2003. Proposta Curricular de Língua Estrangeira do Estado de Minas Gerais e Currículo Básico Comum (CBC). Belo Horizonte: SEE-MG (Manuscrito).
DIAS, R. 2004. A produção textual como um processo interativo no contexto do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Matraga 16. Rio de Janeiro: Caetés, p. 203-218.
DIAS, R. et al. 2013. PNLD, 2015. High Up – Students’and Teachers’ Books. Cotia: SP: Macmillan Education do Brasil.
DIAS, R. et al. 2015. PNLD, 2017. Team up. Inglês – Anos finais do Ensino Fundamental. Cotia: SP: Macmillan Education do Brasil.
DIAS, R. et al. 2016. Loop - English for Teens / Inglês para o Ensino Fundamental II - Oitavo Ano. 1. ed. São Paulo, São Paulo: Macmillan Education, 2016. v. 1.
DUARTE, M. A. T. M. 2017. Aproximando teoria e prática: a utilização da abordagem pedagógica sala de aula invertida pra o ensino do gênero textual biografia em um curso de inglês para fins específicos. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
MARTINS et al. 2013. Algumas tecnologias aplicadas na área da surdez. Intellectus, ano 09, nº 25, p. 85-99, out./dez. Disponível em: <<http://revistaintellectus.com.br/DownloadArtigo.ashx?codigo=303>>. Acesso em:
maio 2019.
QUADROS, R. M. 1997. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed.
QUADROS, R. M; KARNOPP, L. B. 2004. Língua de Sinais: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SANTOS. V. A. R. A. 2011. Wikis na produção textual colaborativa de notícias on-line em inglês como L2 no meio virtual: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
SALLES, H. M. M. L. et al. 2004a. Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP, v.1, (Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos).
SALLES, H. M. M. L. et al. 2004b. Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP, v. 2, (Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos).
SILVA, I. R. 2003. Considerações sobre a construção narrativa pelo aluno surdo. In: SILVA, I. R.; KAUCHAKJE, S.; GESUELI, Z. M. Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidade. São Paulo: Plexus, p.115-146.
SILVA, G. M. 2017. O português como segunda língua dos surdos brasileiros: uma apresentação panorâmica. Revista X, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 130-150.
SKLIAR, C. 1997. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: SKLIAR, Carlos (org.). Educação & Exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, p. 75-110.
WHITE, R; ARNDT, V. 1991. Process writing. London; New York: Longman.
YIN, R. K. 2015. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.