Design educacional complexo: Percepções sobre sua contribuição para o ensino-aprendizagem de línguas
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i1a6Mots-clés :
Design educacional complexo, Ensino-aprendizagem de línguas, Complexidade, Desenvolvimento docenteRésumé
Este estudo traz reflexões sobre como o design educacional complexo (FREIRE, 2013), criado com base nos princípios da complexidade (MORIN, 2015), pode fundamentar o desenvolvimento de atividades, aulas e cursos que possam contribuir para proporcionar experiências de ensino-aprendizagem de línguas transdisciplinares (FAZENDA, 2006, 2017; NICOLESCU, 2007). Tais reflexões foram promovidas durante um minicurso, sobre o qual os participantes compartilharam sua visão a respeito das possíveis contribuições desse design para a ação docente. Os participantes do minicurso tiveram a oportunidade de conhecer os principais conceitos da complexidade e do design educacional complexo, identificá-los em exemplos de atividades desenvolvidas e realizadas segundo esse design, bem como sugerir modificações, adaptações ou ampliações para uma atividade entendida como tradicional, a fim de buscar torná-la mais significativa para a realidade dos alunos, habitantes de nosso mundo complexo. Suas percepções foram interpretadas segundo a abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2017). As emergências dessa interpretação, bem como sua articulação com os fundamentos da complexidade e do design educacional complexo, são apresentadas neste artigo.
Métriques
Références
BAUMAN, Z. Bauman lança livro e diz: o desafio do presente é contruir o novo. [6 de agosto, 2016]. São Paulo: O Globo. Entrevista concedida a Leonardo Cazes.
COSTA, S. L. V. Oficina on-line complexa como extensão da sala de aula de inglês: percepções e construções. Dissertação de Mestrado. Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2018.
FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade na formação de professores: da teoria à prática. Canoas, RS: Ulbra, 2006.
______. Interdisciplinaridade: didática, prática de ensino e direitos humanos? In: FREIRE, M.M.; BRAUER, K.C. N.; AGUILAR, G. (Orgs.). Vias para a pesquisa: reflexões e mediações. São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional, Campus Virtual, 2017. p.14-23.
FREIRE, M.M. Abordagem hermenêutico-fenomenológica como orientação de pesquisa. In: ______. (Org). A pesquisa qualitativa sob múltiplos olhares: estabelecendo interlocuções em Linguística Aplicada. São Paulo: Publicação do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica, 2010. p.19-29.
______. Da aparência à essência: a abordagem hermenêutico-fenomenológica como orientação qualitativa de pesquisa. In: ROJAS, J.; STREINGHETA, L.M. (Orgs.). Educação, pesquisa e prática docente em diferentes contextos. Campo Grande: Life Editora. V.1, 2012. p.181-199.
______. Complex educational design: a course design model based on complexity. Campus-Wide Information System, Vol. 30, N. 3, 2013. p.174-185.
______. Uma abordagem metodológica e uma teoria do conhecimento: relato de um encontro e a emergência de uma tessitura. In: FREIRE, M.M.; BRAUER, K.C. N.; AGUILAR, G. (Orgs.). Vias para a pesquisa: reflexões e mediações. São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional, Campus Virtual, 2017. p.176-182.
MELO, A. M. Pela estrada do pensamento complexo na rota das tecnologias digitais: o aluno e o professor, o piloto e o navegador. Tese de doutorado. Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2017.
MORAES, M. C. Complexidade e transdisciplinaridade na formação docente. In: MORAES, M. C; NAVAS, J. M. B. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Wak Editora: 2010. p. 175-205.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do presente. In: MORAES, M.C.; ALMEIDA, M.C. Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2012.
______. Ciência com consciência. Trad. Maria D. Alexandre e Maria Alice Araripe de Sampaio Doria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
______. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliana Lisboa. 5ed. Porto Alegre: Sulina, 2015a.
______. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. 5ed. Porto Alegre: Sulina, 2015b.
______. O método 1: a natureza da natureza. Trad. Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2016.
MURIANA, M. B. O percurso da lagarta: tradição e complexidade no ensino de língua inglesa em escolas de idiomas. Dissertação de mestrado. Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2018..
NICOLESCU, B. Transdisciplinaridade e Paz. In: MAGALHÃES, Dulce (Org.) A paz como caminho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
PRIGOGINE, I. The Network Society. Journal of World-Systems Research, Vol. VI, N. 3, 2000. p. 892-898.
SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.