Design educacional complexo: Percepções sobre sua contribuição para o ensino-aprendizagem de línguas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i1a6Palavras-chave:
Design educacional complexo, Ensino-aprendizagem de línguas, Complexidade, Desenvolvimento docenteResumo
Este estudo traz reflexões sobre como o design educacional complexo (FREIRE, 2013), criado com base nos princípios da complexidade (MORIN, 2015), pode fundamentar o desenvolvimento de atividades, aulas e cursos que possam contribuir para proporcionar experiências de ensino-aprendizagem de línguas transdisciplinares (FAZENDA, 2006, 2017; NICOLESCU, 2007). Tais reflexões foram promovidas durante um minicurso, sobre o qual os participantes compartilharam sua visão a respeito das possíveis contribuições desse design para a ação docente. Os participantes do minicurso tiveram a oportunidade de conhecer os principais conceitos da complexidade e do design educacional complexo, identificá-los em exemplos de atividades desenvolvidas e realizadas segundo esse design, bem como sugerir modificações, adaptações ou ampliações para uma atividade entendida como tradicional, a fim de buscar torná-la mais significativa para a realidade dos alunos, habitantes de nosso mundo complexo. Suas percepções foram interpretadas segundo a abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2017). As emergências dessa interpretação, bem como sua articulação com os fundamentos da complexidade e do design educacional complexo, são apresentadas neste artigo.
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