Design educacional complexo: Percepções sobre sua contribuição para o ensino-aprendizagem de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i1a6

Palavras-chave:

Design educacional complexo, Ensino-aprendizagem de línguas, Complexidade, Desenvolvimento docente

Resumo

Este estudo traz reflexões sobre como o design educacional complexo (FREIRE, 2013), criado com base nos princípios da complexidade (MORIN, 2015), pode fundamentar o desenvolvimento de atividades, aulas e cursos que possam contribuir para proporcionar experiências de ensino-aprendizagem de línguas transdisciplinares (FAZENDA, 2006, 2017; NICOLESCU, 2007). Tais reflexões foram promovidas durante um minicurso, sobre o qual os participantes compartilharam sua visão a respeito das possíveis contribuições desse design para a ação docente. Os participantes do minicurso tiveram a oportunidade de conhecer os principais conceitos da complexidade e do design educacional complexo, identificá-los em exemplos de atividades desenvolvidas e realizadas segundo esse design, bem como sugerir modificações, adaptações ou ampliações para uma atividade entendida como tradicional, a fim de buscar torná-la mais significativa para a realidade dos alunos, habitantes de nosso mundo complexo. Suas percepções foram interpretadas segundo a abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2017). As emergências dessa interpretação, bem como sua articulação com os fundamentos da complexidade e do design educacional complexo, são apresentadas neste artigo.

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Biografia do Autor

Solange Lopes Vinagre Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Departamento de Linguística e PPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP. Possui especialização Lato Sensu em Tradução pela USP-SP e graduação em Letras, habilitações Tradutor e Intérprete, pela Faculdade Ibero Americana. Possui vasta experiência como tradutora, intérprete de conferência e professora de inglês. Atualmente é professora de inglês e desenvolvedora de documentos e materiais educacionais de inglês no SENAC-SP.

Marina Borges Muriana, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Departamento de Linguística e PPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/ SP (2019 - 2023). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/ SP (2018) Graduada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade de São Paulo - USP (2008). Tem experiência com ensino de língua inglesa, coordenação pedagógica, formação de professores e tradução. É membro do grupo de pesquisa em abordagem hermenêutico-fenomenológica e complexidade (GPeAHFC - PUC/SP).

Ariane Macedo Melo, Instituto Federal de São Paulo. Letras Português/Inglês

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017), Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011), graduada na Faculdade de Licenciatura Plena em Letras (Portugues/Inglês) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Campus São Paulo Pirituba. Possui experiência nas áreas de Linguística Aplicada, Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira e Tecnologia Educacional, atuando em docência, pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa mediado por tecnologias digitais, formação de professores de línguas, design de materiais educacionais e Complexidade. Líder do grupo de Pesquisa Complexidade e Tecnologias - ComplexTec.

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Publicado

2021-07-24

Como Citar

Costa, S. L. V., Muriana, M. B., & Melo, A. M. (2021). Design educacional complexo: Percepções sobre sua contribuição para o ensino-aprendizagem de línguas. The Especialist, 42(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i1a6

Edição

Seção

Artigos