Uma selfie dos estudos sobre jogos e gamificação no Brasil
poses, cenários e perspectivas críticas
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a4Mots-clés :
pesquisas acadêmicas, gamificação, perspectivas críticas, Linguística AplicadaRésumé
É notório que o binômio jogos e gamificação tem sido frequentemente utilizado na literatura em Linguística Aplicada (GEE, 2004; SQUIRE, 2011; KAPP, 2012; LEFFA, 2014; QUADROS, 2016; LEFFA e VETROMILLE-CASTRO, 2019). Em contrapartida, poucos estudos se propuseram a apresentar e discutir este binômio em “poses” críticas no e/ou para o ensino de línguas (FINARDI et. al., 2019; ALEXANDRE e KOMESU, 2019; SILVA, 2019), alinhavando assim os resultados propiciados em e/ou fora de sala de aula para (trans)formar as práticas pedagógicas de professores de línguas no século XXI. Frente a essa lacuna presente em nosso campo de investigação (LEFFA e VETROMILLE-CASTRO, 2019), procuraremos neste artigo propiciar condições de tirar uma selfie da área, a partir de diferentes cenários de pesquisa, apresentando, realçando e discutindo questões teórico-metodológicas que despontam em estudos científicos realizados na última década no contexto brasileiro. Para cumprir esses objetivos, tecemos considerações terminológicas e conceituais a respeito da gamificação no ensino de línguas e, a partir de recorte temporal específico (2009-2019), realizamos uma pesquisa documental-crítica que, além de sucintamente pontuar o histórico dos estudos sobre jogos/gamificação no ensino de línguas no Brasil, discute as pesquisas realizadas em nível de Mestrado e Doutorado com foco nesse tópico em suas repercussões teórico-metodológicas em periódicos qualificados da área. Essa premissa nos possibilitará mecanismos para o desvendar de novos horizontes de pesquisa e nos propiciará também condições de esboçar propostas para uma política sensível às demandas educacionais, visto que este novo contexto de ensino-aprendizagem engendra especificidades e que, assim sendo, o professor de línguas precisa ser preparado para atuar neste lócus de aprendizagens.
Métriques
Références
ANDRÉ, M. E. D. A Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 2003.
BOGDAN, R.; & BIKLEN, S. (1994). Investigação qualitativa em educação - Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
BRAVO, R. S. Técnicas de investigação social: Teoria e exercícios. 7 ed. Ver. Madrid: Paraninfo, 1991.
BURNS, A. Analysing action research data. In: BURNS, A. (Ed). Collaborative Research for English Language Teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p. 152-180.
CALADO, S. dos S; Ferreira, S.C dos R. Análise de documentos: método de recolha e análise de dados. Disponível em:
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi1/analisedocumentos.pdf
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.
CORRÊA, C. R. A gamificação e o ensino/aprendizagem de segunda língua: um olhar investigativo sobre o Duolingo. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 22, n. 4, p. 1020-1039, out.-dez. 2019.
DAWSON, J. A. Qualitative Research Findings: What do we d/o to improve and estimate their validity?. Trabalho apresentado no Encontro Annual da Aera, Nova York, 1982.
DUARTE, G. B. Gamificação na aprendizagem de inglês: uma análise sobre Recursos Educacionais Abertos, Motivação e Feedback. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 22, n. 4, p. 1040-1062, out.-dez. 2019.
ERICKSON, F. Qualitative Methods in Research on Teaching. In: WITTROCK, M. (Org.). Handbook of Research on Teaching. Nova York: MacMillan, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à prática educativa/ Paulo Freire: Paz e Terra,1996.
GALARNEAU, L. e ZIBIT, M. On-line Games for 21st Century Skills. In: GIBSON, D. ALDRITCH, C., PRENSKY, M. Games And Simulations in On-line Learning: Research and Development Frameworks. IGI Global, 2006. p. 59-88.
GEE, J. P. Good video games and good learning. New York: Peter Lang Publishing, 2004.
________. What video games have to teach us about learning and literacy. Nova Iorque: Macmillan, 2007.
GIMENEZ, T. Tornando professores de inglês: experiências de formação inicial em um curso de Letras. In: VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org). Prática de Ensino de Língua Estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 171-187, 2004.
KAPP, K. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. Wiley: San Francisco, 2012.
________. The Gamification of Learning and Instruction Fieldbook: Ideas into Practice. Wiley: San Francisco, 2014.
________. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. Wiley: San Francisco, 2012.
LEFFA, V. J. Gamificação adaptativa para o ensino de línguas. In: Congresso IberoAmericano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. Buenos Aires. Anais, 2014, p. 1-12.
___________. Sistemas de autoria para a produção de objetos de aprendizagem. In: BRAGA, Junia (Org.). Integrando tecnologias no ensino de Inglês nos anos finais do Ensino Fundamental. São Paulo: Edições SM, 2012, p. 174-191.
___________; VETROMILLE-CASTRO, R. Gamificação. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 22, n. 4, out.-dez., 2019. p. 975-981.
MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MICCOLI, L. S. Ensino e aprendizagem de inglês: experiências, desafios e possibilidades. Campinas: Pontes Editores, 2010.
MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11a ed. São Paulo, HUCITEC, 2008.
MACIEL, R.; TAKAKI, N. (Orgs). Letramentos em terras de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
PEREIRA, E. G. Alfabetização e letramento digital: formação contínua para professores apoiada pela interoperabilidade didática. II Colbeduca – 5 e 6 de setembro de 2016 – Joinville, SC, Brasil.
PORTNOW, J. e FLOYD, D. The Power of Tangential Learning. 2008. Disponível em: http://www.next-gen.biz/blogs/the-power-tangential-learning. Acesso em 25 de Dezembro de 2009.
QUADROS, G. B. F. de. Gamification, Comunidades de Prática e CALL: Um estudo de caso sobre a produção textual e oral na internet. In: Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/accionele/jetal.htm>. Acesso em: 24 nov. 2012.
____________________. Aprendizagem de idiomas orientada nos fundamentos da gamificação. In: 1ª Jornada de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Disponível em: <http://jpos.pelotas.ifsul.edu.br/>. Acesso em: 04 out. 2013.
____________________. Vamos ser campeões? O processo de gamificação no ensino de línguas online. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância. (2014). Disponível em: <http://www.sied-enped2014.ead.ufscar .br/ojs/index.php/2014/index>. Acesso em: 31 mar. 2015.
QUIVY, R.; CAMPENHOUT, L. V. Manual de Investigação em Ciências Sociais (3a. ed.). Lisboa: Gradiva, 2003.
SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2002.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano I. Número I. Julho de 2009. Acesso em 17 de novembro de 2019:
https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/viewFile/6/pdf
SILVA, K. A.; DIAS, R. (Orgs). A Rede Federal de Educação Profissional no Ensino Médio e a aprendizagem de Inglês: visão geral e pedagogias vivenciadas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.
TUCKMAN, B. Manual de Investigação em Educação - Como conceber e realizar o processo de investigação em educação. (2a ed.) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: Diretrizes de implementação Versão 1.0. 2004. Acesso em setembro de 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés The Especialist 2022The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.