Sequência de atividades de leitura e análise linguística na perspectiva dialógica com o gênero discursivo apólógo

Auteurs

  • Ecilia Braga de Oliveira Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
  • Márcia Cristina Greco Ohuschi Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
  • Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64277

Mots-clés :

Sequência de atividades, Apólogo, Leitura, Análise linguística

Résumé

O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência de atividades de leitura e análise linguística em perspectiva dialógica com o apólogo “O toco de lápis”, para o 6º ano do Ensino Fundamental. As ações teórico-metodológicas partem dos estudos de Volóchinov (2021 [1929]; 2013[1930]), Bakhtin (2011 [1979]), Geraldi (2005[1984], 2013[1991]), Franchi (1991 [1987]), Polato (2017), Menegassi (2020) e Xx e Autor  (2022). Pretende-se, assim, estabelecer um diálogo com o/a professor/a da educação básica sobre possibilidades do alargamento da consciência sociológica do estudante, contemplando habilidades de leitura e reflexão de elementos linguísticos em enunciados vivos e concretos.

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Publiée

2024-02-14 — Mis à jour le 2024-02-22

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Oliveira, E. B. de, Ohuschi, M. C. G. ., & Rodrigues, I. C. F. dos S. . (2024). Sequência de atividades de leitura e análise linguística na perspectiva dialógica com o gênero discursivo apólógo. The ESPecialist, 45(1), 122–141. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64277 (Original work published 14 février 2024)

Numéro

Rubrique

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier