Afiliação e gestão da interação em sala de aula

implicações dessa relação para a formação de professores

Autores/as

  • Roberto Perobelli Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Ana Carolina Fracalossi Goulart Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Ana Luiza Henriques Coan Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68093

Palabras clave:

Afiliação, Posturas afetivas, Multimodalidade, Oportunidades de aprendizagem, Interação em cenários escolares

Resumen

Em um contexto de grandes transformações no que diz respeito à educação e às ações desempenhadas por professores em sala de aula, torna-se urgente que a Linguística Aplicada se concentre em estudos que lancem o olhar sobre a relação afetiva entre professores e alunos. O presente artigo busca investigar, qualitativamente, a relação entre o conceito de afiliação (Lindström; Sorjonen, 2013), oriundo da Análise da Conversa e a gestão das relações em sala de aula para a formação de professores. Neste trabalho, investigamos dados gerados em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental no contexto de uma aula de Ensino Religioso, na qual os alunos foram convidados a discutir um tema tão comum à vivência deles, o feminicídio (Goulart, 2020; Coan, 2022). Objetivamos, com o trabalho, evidenciar como diferentes recursos interacionais, que apontam práticas de afiliação, podem ser identificados e utilizados na prática do professor em sala de aula, oportunizando processos de construção do conhecimento. Os resultados evidenciam que a afiliação, em interações em sala de aula, envolve concordância, empatia ou solidariedade, e como o olhar sensível do professor para esse recurso interacional pode incentivar a participação ativa e segura dos alunos, possibilitando um espaço relevante de expressão de diferentes opiniões, podendo gerar como efeito o respeito mútuo. Além disso, é valido enfatizar que a multimodalidade (Mondada, 2016) nos possibilita analisar, além da interação verbal, as ações corporificadas e, dessa forma, é possível afirmar que a ação de afiliação, verbal e corporal, tende a reforçar a confiança e a autoestima dos alunos, incentivando-os a participar mais ativamente das discussões e a expressar suas opiniões de maneira aberta e segura.

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Publicado

2025-06-30

Cómo citar

Perobelli, R., Goulart, A. C. F. ., & Coan, A. L. H. . (2025). Afiliação e gestão da interação em sala de aula: implicações dessa relação para a formação de professores . The ESPecialist, 46(1), 789–809. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68093