Quais são as Partículas Modais mais usadas em alemão?
Uma análise da ocorrência das PMs em um corpus autêntico baseado em discursos atuais
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68784Palavras-chave:
Corpus e material didático autoral, textos autênticos, ensino das partículas modais alemãsResumo
Este artigo tem como objetivo investigar a frequência de ocorrência das Partículas Modais (PMs) em um corpus autoral composto por textos autênticos de discursos atuais dos gêneros quadrinhos, séries, músicas e postagens em redes sociais. O corpus integra um material didático desenvolvido para o ensino e aprendizagem das PMs no contexto brasileiro, que utiliza a descrição da função pragmática destes elementos baseada na abordagem minimalista (Weydt, 1983; Diewald, 2013; Aquino, 2024a). Mesmo representando uma classe de palavras bem definida em língua alemã, ainda se encontram algumas divergências com relação a sua classificação, especialmente no que tange a quais elementos podem ser considerados PMs e quais são mais frequentes na comunicação oral e escrita. Além de serem prioritariamente baseadas em corpus escritos, a análise da ocorrência das PMs permaneceu estagnada nos últimos anos, o que justifica, portanto, a relevância de estudos que investiguem a sua ocorrência em gêneros diversificados e atuais. Os resultados deste estudo representam um instrumento relevante tanto para uma compreensão mais concreta do uso das PMs quanto para explorar suas possibilidades didáticas no ensino de língua alemã.
Referências
ABRAHAM, W. The grammaticization of the German modal particles. In: TRAUGOTT, E. C.; HEINE B. (eds.). Approaches to Grammaticalization. Vol.2: Focus on Types of Grammatical Markers. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins. p. 331-379. 1991.
ABRAHAM, W. Modal particles in German: Word classification and legacy beyond grammaticalization. In: VOGEL, P. M.; COMRIE, B. (eds.), Approaches to the typology of word classes, Berlin: de Gruyter, 321–350, 2000.
ABRAHAM, W.; LEISS, E. (eds.) Modality and Theory of Mind Elements Across Languages. Berlin: Mouton de Gruyter, 2012.
AQUINO, M. A contribuição da ferramenta de corpus para o ensino das PMs denn, doch, halt e wohl. Diálogo das Letras, v. 8, n.1, p. 144-158. 2019.
AQUINO, M. O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 20, n.1, p. 131-161, 2020.
AQUINO, M. Nuclear Communicative Function as Teaching Strategy for German Modal Particles: Relevance of the Minimalist Approach. Educação em Revista, 2024a.
AQUINO, M. Análise da tradução das partículas modais alemãs na série How to sell drugs online: uma investigação contrastiva de usos modais no par linguístico alemão/português. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 66, p. e024016, 2024b.
AQUINO, M.; ARANTES, P. C. Partículas modais em alemão e seus equivalentes funcionais em português brasileiro: proposta de análise e classificação para o uso. Pandaemonium Germanicum, v. 23, p. 166-190, 2020.
AQUINO, M.; ALCOFORADO, S.; MARTINS DE SÁ, M. L. Aprender e ensinar as Partículas Modais na Argentina e no Brasil: experiências didáticas com um material autoral. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 28, p. e240035, 2025.
BERBER SARDINHA, T. Lingüística de Corpus. Barueri: Manole. 2004.
BROSS, F. German modal particles and the common ground. A Multidisciplinary Online Journal, p. 182-209, 2012.
DIEWALD, G. Same same but different: modal particles, discourse markers and the art (and purpose) of categorization. In: DEGAND, L.; PIETRANDREA, P.; CORNILLIE, B. (Ed.). Discourse markers and modal particles: categorization and description. Amsterdam: John Benjamins, 2013, p. 19-46.
DUDEN. Grammatik der deutschen Gegenwartssprache. Mannheim: Bibliographisches Institut, 2016.
GUTT, E. A. Challenges of Metarepresentation to Translation Competence. In: FLEISCHMANN, E; SCHMITT, P.A.; WOTJAK, G. (eds). Tagungsberichte der LICTRA (Leipzig International Conference on Translation Studies). Stauffenberg: Tünbingen, p. 77- 89, 2005.
HENTSCHEL, E.; WEYDT, H. Handbuch der deutschen Grammatik. Berlin: De Gruyter. 2013.
MANOEL, C. As partículas modais alemãs: uma exemplificação com doch. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Alemã) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade São Paulo, São Paulo, 1998.
SCHRÖDER, U. Modal particles in multimodal language use. Multimodal Communication in Intercultural Interaction, 2023.
THURMAIR, M. Alternative Überlegungen zur Didaktik von Modalpartikeln. Deutsch als Fremdsprache, Regensburg, v. 47, n. 1, p. 3-9, 2010.
WEYDT, H. Partikeln und Interaktion. Tübingen: Niemeyer, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 The Especialist

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
