As crônicas de Luis Fernando Verissimo como estratégia para o ensino de leitura

Autores/as

  • Graciella Costa Marim Recla Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Lucas dos Passos e Silva Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69098

Palabras clave:

Crônica, Humor, Leitor crítico, Luis Fernando Verissimo

Resumen

Este estudo traz as crônicas humorísticas de Luis Fernando Verissimo como elemento relevante no processo de formação do leitor crítico no EJA. Propõe um trabalho de leitura e reflexão, visando a contribuir para atenuar as defasagens no que tange à competência leitora desse público, sugerindo uma sequência expandida com crônicas humorísticas. Teoricamente, as reflexões estão pautadas nas concepções de Freire (1992), Solé (1998), Koch e Elias (2008), Soares (2009) e Geraldi (2012) sobre a prática de leitura; Candido (1992) e Sá (1992), sobre o gênero textual crônica; Possenti (2021), Freud (2017) e Propp (1992) sobre o humor e a comicidade; e Cosson (2007) sobre o ensino da literatura. Em suma, este estudo objetiva: entender o atual cenário educacional em relação às práticas de leitura; elaborar estratégias para enfrentar os desafios na fluência e compreensão de textos; verificar a potencialidade dos textos de humor de Luís Fernando Veríssimo para a formação do leitor crítico no EJA. Metodologicamente, o estudo apresenta uma sequência expandida pautada na reflexão e no ensino de estratégias de leitura. A proposta é flexível e sugere possibilidades no contexto das práticas de leitura e escrita na educação básica.

Biografía del autor/a

Graciella Costa Marim Recla, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Mestra em Língua Portuguesa pelo PROFLETRAS - UFRN/ IFES (Campus Vitória). Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Faculdade de Aracruz (2007). É especialista em Letras: Português e Literatura Brasileira, pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2008). Atualmente é professora efetiva do Governo do Espírito Santo, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Neiva, atuando como professora de Língua Portuguesa e Redação.

Lucas dos Passos e Silva, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Possui graduação em Letras-Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Atualmente é professor de Língua Portuguesa, Literatura e Latim e professor permanente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Vitória. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Paulo Leminski, poesia brasileira (moderna e contemporânea), estudo do texto poético, humor e literatura de testemunho.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

CANDIDO, Antônio [et al.]. A vida ao rés do chão. In: A crônica: o gênero, sua ficção e suas transformações no Brasil. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1992.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 27. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

FREUD, Sigmund. [1905]. O Chiste e sua relação com o inconsciente. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas, v. 7. Tradução de Fernando Costa Mattos e Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 10 ed. São Paulo: Pontes, 2004a.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9. ed. São Paulo: Pontes, 2004b.

KOCH, Ingedore Villaça, ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.

POSSENTI, Sírio. Humor, língua e discurso. Cotia, São Paulo: Margem da Palavra, 2021.

PROPP, Vladmir. Comicidade e riso. Tradução de Aurora Fordoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Ed. Ática, 1992.

SÁ, Jorge de. A crônica. São Paulo: Ática, 1992.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2009.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998.

Publicado

2025-05-19

Cómo citar

Recla, G. C. M., & Silva, L. dos P. e. (2025). As crônicas de Luis Fernando Verissimo como estratégia para o ensino de leitura . The ESPecialist, 46(1), 345–365. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69098

Número

Sección

Dossier Language teaching and everyday practices