Vozes da Sala de Aula
narrativas de professores de inglês sobre a pandemia, as TDICS e a construção da identidade profissional
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e71100Palavras-chave:
Identidade, Professor de Língua Inglesa, Pandemia.Resumo
Este artigo visa refletir a respeito da identidade em construção do professor de inglês como língua estrangeira (ILE) no contexto da pandemia da covid-19 demonstrando como o isolamento social alterou o cotidiano e as práticas docentes em relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). A base teórica deste artigo concentra-se na descontextualização da identidade na modernidade e na visão de discurso e de identidade social a partir das práticas de linguagem locais. Em relação a abordagem metodológica, o estudo é ancorado no paradigma da pesquisa qualitativa, com procedimentos da Pesquisa Narrativa, em que os participantes escrevem narrativas e constroem sentidos a respeito do processo de ensinagem. Os participantes são dois professores da educação básica em processo de formação continuada, sendo uma professora ILE de uma escola pública e um professor de ILE de um curso público de idioma, ambos com atuação no contexto de ensino do estado do Acre. Foram analisadas 02 narrativas a partir do mencionado referencial teórico que possibilitou compor sentido a respeito dessa vivência. Os dados revisitados durante a investigação revelam a fluidez das identidades docentes durante o período pandêmico e as práticas identitárias do professor de ILE frente a pandemia, com a intensificação do uso das TDICs.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
BRASIL. Decreto-lei nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Lex: Diário Oficial da União, 18 março 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CANDAU, V. M. F. “Ideias-forca” do pensamento de Boaventura Souza Santos e a Educação Intercultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 01, p. 15-34, 2016.
CARVALHO, D. M. S. de; MARTINS, F. A. de O.; PINTO, M. D. de O. S.; UCHÔA, J. M. S. O paradigma da complexidade e ensino: reflexões a respeito da formação docente. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 7, p. e5997, 2024. DOI: 10.54033/cadpedv21n7-215. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/5997. Acesso em: 25 out. 2024.
CLANDININ, D. J., & Connelly, F. M. (1998). Narrative inquiry: Experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass.
CLANDININ, D. J., & Connelly, F. M. (2011). Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa. Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU.
COSCARELLI, C. V. Letramento digital no Inaf. Revista Linguagem & Ensino, V. 20, N. 1, 2019.
DO NASCIMENTO ARAÚJO, J. J. C.; DA SILVA FERREIRA, E. A formação de professores para a educação básica em um Instituto Federal da Amazônia. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6515. Acesso em: 13 jul. 2024.
EVARISTO, Conceição. O Olho d'Água. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. p. 35.
FERRAZ, R. de C. S. N.; FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar: Education in pandemic times: consequences of coping and (re) learning from the act of teaching. Revista Cocar, [S. l.], n. 9, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4126. Acesso em: 4 jul. 2024.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade; tradução de Tomaz Tadeu da Silva & Guacina Lopes Louro: Rio de Janeiro: Lamparina, 1ª ed., 1998.
MELO, D. (2010). A história de vida como metodologia de pesquisa em educação. São Paulo: Cortez.
MOITA-LOPES, Paulo da. Identidades fragmentadas: a construção de raça, gênero e sexualidade na sala de aula. Campinas, SP: Mercado De Letras, 2002.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Oficina do CES, nº 135, Centro de Estudos Sociais, Coimbra: janeiro, 1999.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.
SANTOS, Boaventura de Souza. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 5(1-2): 31-52, 1993 (editado em nov. 1994).
UCHOA, Jose Mauro Souza. Narrativas de professores em formação sobre a didatização de podcast para o ensino de inglês na floresta. 2014. 225 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – PPGEL, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
UCHÔA, José Mauro Souza. O gênero Podcast educacional: descrição do conteúdo temático, estilo e construção composicional. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2010.
UCHÔA, Jose Mauro Souza; CASTRO, Andreia. Moraes de. Narrativas de professores de língua inglesa em formação inicial: o uso de sequência didática e de TDICs no programa Residência Pedagógica em Cruzeiro do Sul-Ac. Muiraquitã: revista de Letras e Humanidades, v. 10, n.1, Jan./Jun., 2022.
UCHÔA, José Mauro Souza; SANTOS, Aline Kieling Juliano Honorato. O Scratch e suas possibilidades pedagógicas no ensino de língua inglesa pela abordagem dos gêneros do discurso. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). v.11, n.4, Oct.-Dec., p.554-563, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 The Especialist

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
