Vozes da Sala de Aula

narrativas de professores de inglês sobre a pandemia, as TDICS e a construção da identidade profissional

Autores

  • Jose Mauro Souza Uchôa Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil
  • Gleiciane Lima Andrade Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil
  • Rodrigo Martins de Sousa Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e71100

Palavras-chave:

Identidade, Professor de Língua Inglesa, Pandemia.

Resumo

Este artigo visa refletir a respeito da identidade em construção do professor de inglês como língua estrangeira (ILE) no contexto da pandemia da covid-19 demonstrando como o isolamento social alterou o cotidiano e as práticas docentes em relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). A base teórica deste artigo concentra-se na descontextualização da identidade na modernidade e na visão de discurso e de identidade social a partir das práticas de linguagem locais. Em relação a abordagem metodológica, o estudo é ancorado no paradigma da pesquisa qualitativa, com procedimentos da Pesquisa Narrativa, em que os participantes escrevem narrativas e constroem sentidos a respeito do processo de ensinagem. Os participantes são dois professores da educação básica em processo de formação continuada, sendo uma professora ILE de uma escola pública e um professor de ILE de um curso público de idioma, ambos com atuação no contexto de ensino do estado do Acre. Foram analisadas 02 narrativas a partir do mencionado referencial teórico que possibilitou compor sentido a respeito dessa vivência. Os dados revisitados durante a investigação revelam a fluidez das identidades docentes durante o período pandêmico e as práticas identitárias do professor de ILE frente a pandemia, com a intensificação do uso das TDICs.

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Publicado

2025-08-20

Como Citar

Uchôa, J. M. S., Andrade , G. L. ., & Sousa, R. M. de . (2025). Vozes da Sala de Aula: narrativas de professores de inglês sobre a pandemia, as TDICS e a construção da identidade profissional. The Especialist, 46(1), 855–885. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e71100

Edição

Seção

Artigos