Perejivanie e Evento Dramático como Instrumentos Analíticos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e71209Palabras clave:
Evento Dramático, Perejivanie, Seleção de Dados, Pesquisa Crítica de ColaboraçãoResumen
Este artigo investiga a seleção de dados em pesquisas qualitativas no campo educacional a partir dos conceitos vygotskianos de evento dramático e perejivanie, articulados à Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (Magalhães, 2009, 2010, 2014). A metodologia qualitativa, fundamentada na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) (Vygotsky, 1994; Leontiev, 1978), e no Materialismo Histórico-Dialético (Marx & Engels, 2006), enfatiza a produção coletiva de dados como processos discursivos e multimodais. Foram analisadas quatro pesquisas do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (Kemmer, 2018; Barrozo, 2019; Amorim, 2023; Lopes, 2023), que evidenciam como episódios de exclusão, dilemas pedagógicos, reflexões críticas e desafios interculturais se configuraram como eventos dramáticos refratados pela perejivanie dos participantes. Esses momentos revelaram transformações afetivas, cognitivas, pedagógicas e interculturais, constituindo-se como turning points na formação de sujeitos e coletivos. Os resultados indicam que a centralidade dos eventos dramáticos na seleção de dados explicita a potência da PCCol e contribui para compreender e transformar práticas educacionais em direção a processos mais críticos, inclusivos e colaborativos.
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