Editorial

Dossiê Ensino de línguas e práticas cotidianas: perspectivas dialógico-decoloniais no trabalho pedagógico com o texto

Autores/as

  • Tatiana Aparecida Moreira Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Ilioni Augusta da Costa Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Palabras clave:

Dialogismo, Tecnologias, Gêneros, Decolonialidade

Resumen

Várias questões são postas em debate no ambiente escolar, nos diferentes componentes curriculares e nos diversos segmentos educacionais. Os princípios freirianos de Pedagogia da Autonomia nos convocam a realizar um processo de reflexão sobre o próprio fazer docente, uma vez que nos mostram que ensinar exige pensar criticamente sobre a própria prática e que ensinar exige a convicção de que a mudança é possível, além de termos a consciência do inacabamento que é inerente ao ser humano. Nas relações em sala de aula, esse inacabamento é plural, já que “só somos porque estamos sendo” (Freire, 2002, p. 16).

Publicado

2025-05-28

Cómo citar

Moreira, T. A., & Costa, I. A. da. (2025). Editorial: Dossiê Ensino de línguas e práticas cotidianas: perspectivas dialógico-decoloniais no trabalho pedagógico com o texto. The ESPecialist, 46(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/71823

Número

Sección

Dossier Language teaching and everyday practices