A dimensão afetiva dos movimentos “blacklivesmatter” e “#metoo”
eventos socialmente situados na constituição dos sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e72063Palabras clave:
emoções, afetos, comunicação linguística, viradas afetiva e pragmáticaResumen
Este artigo objetiva explorar a dimensão das emoções e dos afetos na constituição dos sujeitos e na comunicação linguística, com foco nas reviravoltas sociais contemporâneas. A centralidade das emoções é evidenciada em movimentos como o “#MeToo” e o “BlackLivesMatter” que, de alguma modo, destacaram o impacto das emoções nas práticas comunicativas e nas formas de viver. Teoricamente, o estudo se fundamenta nas “viradas afetiva e pragmática” da Linguística Aplicada (Pennycook, 2001, 2006), bem como na envergadura das vivências subjetivas (Dilthey, 1978, 2002) e na filosofia dos afetos (Espinosa, 2009). Esta proposta analisa como essas abordagens teórico-filosóficas podem contribuir para a compreensão da potência das emoções em mobilizar grupos e forjar identidades coletivas, fenômeno social que salienta a complexidade da linguagem humana, concernente à comunicação emocional como um elemento imperativo para a transformação social.
Citas
DESCARTES, René. Meditações. Editora Martins Fontes, 1998.
DILTHEY, Wilhelm Christian Ludwig. Introdução às Ciências Humanas: tentativa de uma fundamentação para o estudo da sociedade e da história. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2002.
DILTHEY, Wilhelm Christian Ludwig. El Mundo Histórico. Tradução e prólogo: Eugenio Imaz. México: Fondo de Cultura Economica, 1978.
ESPINOSA, Baruch. Ética. São Paulo: Editora Autêntica, 2009.
PENNYCOOK, Alastair. Language and mobility: unexpected places. Bristol: Multilingual Matters, 2006.
PENNYCOOK, Alastair. Critical Applied Linguistics: a critical introduction. New York: Routledge, 2001.
SAWAIA, Bader Burihan. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 1998.
SMITH, Caitlin M. Emotions in discourse analysis: theoretical and methodological perspectives. London: Routledge, 2018.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 The Especialist

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.
Esta obra está licenciada com uma Licença