A Metáfora Visual como Ponte entre, através e além dos Saberes

uma Proposta Didática Transdisciplinar e Complexa

Auteurs

  • Maurício Viana de Araújo Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5713-2667
  • Fineza Jorge Kiala Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e73763

Mots-clés :

Metáfora, Transdisciplinaridade, Complexidade, Leitura Crítica, Articulação dos Saberes

Résumé

Neste artigo, apresentamos uma proposta didática baseada na obra Zoom, de Isvan Banyai, em que, a partir da metáfora visual, foram desenvolvidas estratégias de leitura crítica, reflexão e produção digital para aulas de português do Ensino Médio. Partimos do pressuposto de que a metáfora é um dispositivo cognitivo que pode favorecer a articulação dos saberes pelos alunos. A atividade está ancorada nos fundamentos da transdisciplinaridade de Basarab Nicolescu (1999, 2011, 2013) e da complexidade de Edgar Morin (2000, 2003). A partir da análise de sequências de imagens e da construção de metáforas visuais, propõe-se a formação de um olhar crítico, reflexivo e aberto à multiplicidade de interpretações.

 

Bibliographies de l'auteur

Maurício Viana de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Doutor em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC/SP.

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC/SP.

Professor Associado do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia

Fineza Jorge Kiala, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Fineza Jorge Kiala é angolana e licenciada em Letras, atualmente mestranda em Linguística Aplicada e estudos da Linguagem (2024–2026), na PUCSP. Desenvolve estudos voltados à formação de professores, à complexidade de Edgar Morin e à transdisciplinaridade de Basarab Nicolescu, buscando compreender as interconexões entre saberes e a construção de práticas educativas integradoras. Seu percurso acadêmico reflete o compromisso com uma educação crítica, reflexiva e sensível à diversidade de perspectivas e contextos.

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Publiée

2025-12-18

Comment citer

Araújo, M. V. de, & Kiala, F. J. (2025). A Metáfora Visual como Ponte entre, através e além dos Saberes: uma Proposta Didática Transdisciplinar e Complexa . The ESPecialist, 46(2), 123–142. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e73763