A Metáfora Visual como Ponte entre, através e além dos Saberes
uma Proposta Didática Transdisciplinar e Complexa
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e73763Palavras-chave:
Metáfora, Transdisciplinaridade, Complexidade, Leitura Crítica, Articulação dos SaberesResumo
Neste artigo, apresentamos uma proposta didática baseada na obra Zoom, de Isvan Banyai, em que, a partir da metáfora visual, foram desenvolvidas estratégias de leitura crítica, reflexão e produção digital para aulas de português do Ensino Médio. Partimos do pressuposto de que a metáfora é um dispositivo cognitivo que pode favorecer a articulação dos saberes pelos alunos. A atividade está ancorada nos fundamentos da transdisciplinaridade de Basarab Nicolescu (1999, 2011, 2013) e da complexidade de Edgar Morin (2000, 2003). A partir da análise de sequências de imagens e da construção de metáforas visuais, propõe-se a formação de um olhar crítico, reflexivo e aberto à multiplicidade de interpretações.
Referências
BANYAI, Istvan. Zoom. Tradução de Gilda Aquino. Rio de Janeiro: Brinque Book, 1995.
BEATO, M. S. et al. A review of studies supporting metaphorical embodiment. Behavioral Sciences, v. 14, n. 1, p. 44, 2025. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-328X/14/1/44. Acesso em: 07 jun. 2025.
CABRAL, E.F.L.; CARNEIRO, K.B.; CARNEIRO, T.K.G. O pensamento Complexo de Edgar Morin e suas contribuições ao campo da educação: uma análise da prática desenvolvida na Escola da Ponte à luz da Teoria da Complexidade. Olhares & Trilhas. v. 23, n. 3, p. 1128–1142, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.60816. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60816. Acesso em: 20 jun. 2025.
CARENINI, G. et al. Towards a Fully Interpretable and More Scalable RSA Model for Metaphor Understanding. arXiv:2404.02983v1 [cs.CL], 2024. https://doi.org/10.48550/arXiv.2404.02983. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2404.02983. Acesso em 17 out. 2025.
CHENG, X. et al. The role of consciousness in Chinese nominal metaphor processing: Evidence from breaking continuous flash suppression. Frontiers in Psychology, v. 15, 2024. DOI: 10.3389/fpsyg.2024.1298764.
FREIRE, Maxmina Maria. Design educacional Complexo e Atitude Transdisciplinar: reflexões sobre uma tessitura pertinente. Rev. EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp. 1, e024006, 2024. eISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19365
HICKE, A.; KRISTENSEN-MCLACHLAN, H. Science is Exploration: Computational Frontiers for Conceptual Metaphor Theory. Language and Cognition, v. 16, n. 1, p. 1–29, 2024.
JAPIASSU, Hilton. O Sonho Transdisciplinar. Desafios, Palmas, v.3, n.1, p. 3 – 9. 2016
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors We Live By. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
LEFFA, Vilson J. et al (org.). Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. 1. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020.
McGREGOR, S.L.T. Transdisciplinary Teacher Education. Educ. Sci, n. 12, p. 3 – 12, 2022.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
NICOLESCU, Basarab. Tradução de Lucia Pereira de Souza. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
NICOLESCU, Basarab. The need for transdisciplinary in higher education. Conferência no The international Higher Education Congress “New Trends and Issues”. Instabul, Turquia, 2011.
NICOLESCU, Basard. The Need for Transdisciplinarity in Higher Education in a Globalized World. In: NICOLESCU, Basard.; ERTAS, Atila. Transdisciplinary Theory & Practice, theATLAS Publishing: EUA, 2013.
SILVA, S. da; ANDRADE C.C de; FUSINATO P.A. A Literatura Infanto-juvenil como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Holístico em Ciências. Revista Valore, Volta Redonda, n. 3 (Edição Especial), p. 73-84, 2018
SILVA, Maria de Fátima Gomes da; SANTANA, Iolanda Mendonça de; NASCIMENTO, Jayne Millena Ferreira Rodrigues do. Transdisciplinaridade nas práticas docentes da Educação Básica: a percepção de professoras do Ensino Fundamental. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1 – 22, 2021. DOI http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.6424. Acesso em: 05 jun. 2025.
ZHANG, L.; PATEL, A. Extending extended conceptual metaphor theory: Cross-modal and multilevel metaphor processing. Cognitive Linguistics, v. 36, n. 2, p. 211 – 235, 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 The Especialist

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
