O Projeto Brincadas e o Design Educacional Complexo
tessituras decoloniais entre brincar, diálogo e formação docente
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e74169Palavras-chave:
Formação docente, Complexidade, Transdisciplinaridade, Projeto Brincadas, Multiletramento EngajadoResumo
Este artigo homenageia e dialoga com a práxis complexa e transdisciplinar proposta por Maximina Maria Freire, articulando-a à formação docente crítica e decolonial no contexto contemporâneo. A partir dos aportes da Complexidade (Morin, 2000; Nicolescu, 2014), da abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (Freire, 2010, 2012) e das práticas colaborativas do brincar vygotskiano (Vygotsky, 1994) e do Multiletramento Engajado (Liberali, 2022), discute-se como a auto-heteroecoformação docente pode operar como eixo para um design educacional complexo e sensível à diversidade sociocultural. O texto apresenta reflexões oriundas do Projeto Brincadas, em especial da vivência da Brincada do Idadismo, compreendidas como práticas formativas críticas de base colaborativa, que integram teoria e prática em uma tessitura formativa voltada à justiça social e à transformação do agir docente. A análise aponta que a formação baseada no diálogo, na complexidade e na transdisciplinaridade promove o reconhecimento da interdependência entre saberes, afetos e contextos, revelando-se como um caminho potente para uma educação mais humana, inclusiva e transformadora.
Referências
ACOSTA, Alberto. El Buen Vivir: Sumak Kawsay, una oportunidad para imaginar otros mundos. Barcelona: Icaria, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
ESPINOSA, Baruch. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1970.
FREIRE, Maximina Maria. A abordagem hermenêutico-fenomenológica como orientação de pesquisa. A pesquisa qualitativa sob múltiplos olhares: estabelecendo interlocuções em Linguística Aplicada. Publicação do GPeAHF, Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica. São Paulo, SP, 2010.
FREIRE, Maximina Maria. Da aparência à essência: a abordagem hermenêutico- fenomenológica como orientação qualitativa de pesquisa. In: ROJAS, J.; MELLO, S.L. (orgs.). Educação, pesquisa e prática docente em diferentes contextos. Campo Grande: Life Editora, 2012.
FREIRE, Maximina. Maria.; LEFFA, Vilson J. A auto-heteroecoformação tecnológica. In: MOITA LOPES, L.P. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013. p. 59-78.
FREIRE, Maximina Maria.; SÁ, Cristiane Freire de. Design educacional complexo: uma proposta para o desenho de cursos complexos. In: LEFFA, V.J.; FIALHO, V.R.; BEVILÁQUA, A.F.; COSTA, A.R. (Orgs.). Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p.88-1
FREIRE, Maximina Maria. Transmedia storytelling: from convergence to transliteracy. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 36, p. 2020360309, 2020.
NEW LONDON GROUP. The Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, 2000 [1996], p. 60-92.
HOOKS, B. Ensinando a Transgredir: a educação como prática de liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
KRENAK, Ailton. Caminhos para a cultura do Bem Viver. Cultura do bem viver Org, 2020.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Construir o inédito viável em meio à crise do coronavírus – lições que aprendemos, vivemos e propomos. In: LIBERALI, Fernanda Coelho; FUGA, Valdite Pereira; DIEGUES, Ulysses Camargo Correa; PEREIRA, Marcia Carvalho (Eds.). Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. Campinas: Pontes Editores, 2020.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Multiletramento engajado para a prática do bem viver. Linguagem em Discurso, Florianópolis, v.22, n.1, p.125-45, jan./abr., 2022.
MAGALHÃES, M. C. C. A linguagem na formação de professores reflexivos e críticos. In: MAGALHÃES, M. C. C. (org.). A formação do professor como profissional crítico: linguagem e reflexão. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 45-62.
MILLER, I. K. de. Formação de professores de línguas: da eficiência a reflexão crítica e ética. In: MOITA LOPES, L. P. da. (org.). Linguística aplicada na modernidade recente: fes- tschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 99-122.
MODESTO-SARRA, Luciana Kool; DIEGUES, Ulysses C.C.; TISO, Marina. O Projeto Brincadas e a ruptura da necroeducação: criando o inédito viável. In: Liberali, F.C., Carrijo, V.L.S. (Eds.), Pedagogias insurgentes para romper com a necroeducação. Pontes Editores. 2024, p. 113–131.
MORAES, M. C. Ecologia dos saberes. Complexidade, transdisciplinaridade e educação. Novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Willis Harman House/Antakarana, 2008.
MORAES, M. C. Da epistemologia da complexidade à docência transdisciplinar In: TRANSDISCIPLINARIDADE e educação do futuro / Florence Dravet, Florent Pasquier, Javier Collado, Gustavo de Castro, organizadores -- Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade ; Universidade Católica de Brasília, 2019.
MORIN, E. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Brasília, DF: Unesco. 2000.
MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015.
HOLZMAN, Lois. Vygotsky at work and play. New York: Routedge, 2009.
NICOLESCU, B. Transdisciplinariedad: Pasado, presente y futuro. In: ESPINOSA, A. C.; GALVANI, P. (coord.). Transdisciplinariedad y formación universitaria: teorías y prácticas emergentes. Puerto Vallarta: CEUArkos, 2014.
SANTOS, B. de S. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo: Trilce, 2010.
Sawaia, B. B. (2009). Psicologia e desigualdade social: uma reflexão sobre liberdade e transformação social. Psicologia & Sociedade, 21(3), 364-372.
STETSENKO, A. The transformative mind: expanding Vygotsky's approach to development and education. Cambridge University Press: New York, 2016.
VYGOTSKY, L. (1934). The problem of the environment. In: Van der Veer, René; Valsiner, Jaan (Eds.). The Vygotsky reader. Oxford: Blackwell, 1994.
VYGOTSKY, L. (1934). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 The Especialist

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
