Crenças e atitudes que marcam o desenvolvimento de autonomia no aprendizado de língua estrangeira

Autores

  • Christine Nicolaides
  • Vera Fernandes

Palavras-chave:

crenças, atitudes, autonomia do aprendiz

Resumo

Dificilmente encontraríamos hoje um professor que não reconhecesse a importância da autonomia na educação. Contudo, quando tentamos colocar o aprendizado autônomo em prática, logo percebemos o quão complexo é esse processo. Essa complexidade se dá, principalmente, pelo fato de o contexto educacional estar imbuído de crenças e atitudes que resistem a inovações. Não é diferente quando se trata de desenvolver o aprendizado autônomo na aprendizagem de Língua Estrangeira (LE). Esse trabalho, portanto, mostra algumas dessas crenças e atitudes de aprendizes que resistem à autonomia e como nos posicionamos frente a elas.

Biografia do Autor

Christine Nicolaides

Christine Nicolaides is a teacher researcher at UCPel in the area of applied linguistics to English teaching. She got her MA in applied linguistics in the same institution and at the present moment is working on her PhD thesis at UFRGS, whose theme is: beliefs and attitudes about autonomy in foreign language acquisition.

Vera Fernandes

Vera Fernandes is a teacher researcher and coordinator of the Language Course at UCPel. Her MA dissertation is entitled “A busca da autonomia na aprendizagem de LE: a experiência do ensino concentrado na UCPel” and she was one of the founders of the Centro de Aprendizagem Autônoma de Línguas in the same institution.

Downloads

Como Citar

Nicolaides, C., & Fernandes, V. (2012). Crenças e atitudes que marcam o desenvolvimento de autonomia no aprendizado de língua estrangeira. The Especialist, 23(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9390

Edição

Seção

Artigos