El diagrama de cajas: desarrollo de estrategias integradas
Palavras-chave:
Estratégias de leitura, diagrama de caixas, espanhol como língua materna.Resumo
Esta pesquisa longitudinal – inserida na área de Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas – tem por objetivo elaborar um instrumento pedagógico de leitura (diagrama de caixas) que possibilite aos alunos hierarquizar as informações de um texto e posteriormente sintetizá-las. A pesquisa baseou-se em um pré-teste, no desenvolvimento de estratégias discursivas e na avaliação do desempenho do instrumento. Os dez sujeitos focais – escolhidos ao acaso – são hispano-falantes e alunos do curso de espanhol como língua materna. Após a utilização do instrumento, os sujeitos, trabalhando em pares, foram capazes de compreender, redigir e verbalizar textos de diferentes tipos, além de desenvolver estratégias de leitura integradas. Os resultados estatísticos demonstraram que há diferenças significativas entre os sujeitos que trabalharam com o Diagrama de Caixas e os que seguiram o sistema tradicional.Downloads
Como Citar
S.M, M. E. L., & Enriquez, N. C. (2012). El diagrama de cajas: desarrollo de estrategias integradas. The Especialist, 22(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9394
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
