El diagrama de cajas: desarrollo de estrategias integradas

Autores

  • Maria Edith Larenas S.M
  • Ninette Cartes Enriquez

Palavras-chave:

Estratégias de leitura, diagrama de caixas, espanhol como língua materna.

Resumo

Esta pesquisa longitudinal – inserida na área de Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas – tem por objetivo elaborar um instrumento pedagógico de leitura (diagrama de caixas) que possibilite aos alunos hierarquizar as informações de um texto e posteriormente sintetizá-las. A pesquisa baseou-se em um pré-teste, no desenvolvimento de estratégias discursivas e na avaliação do desempenho do instrumento. Os dez sujeitos focais – escolhidos ao acaso – são hispano-falantes e alunos do curso de espanhol como língua materna. Após a utilização do instrumento, os sujeitos, trabalhando em pares, foram capazes de compreender, redigir e verbalizar textos de diferentes tipos, além de desenvolver estratégias de leitura integradas. Os resultados estatísticos demonstraram que há diferenças significativas entre os sujeitos que trabalharam com o Diagrama de Caixas e os que seguiram o sistema tradicional.

Biografia do Autor

Maria Edith Larenas S.M

Maria Edith Larenas SanMartin. – Instructor. University of Concepcion, Chile. Master in Education. Her areas of interest are: evaluation in education, English for Specific Purposes, and teaching through the computer (long distance teaching).

Ninette Cartes Enriquez

Ninette Cartes Enriquez. – Associate Professor University of Concepcion, Chile. Master of Arts in Linguistics. Her areas of interest are: Applied Linguistics and studies in cognition and teaching English as a second language.

Downloads

Como Citar

S.M, M. E. L., & Enriquez, N. C. (2012). El diagrama de cajas: desarrollo de estrategias integradas. The Especialist, 22(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9394

Edição

Seção

Artigos