Desenvolvendo Mecanismos de Foco na Forma através da Interação na Sala de Aula de Língua Estrangeira

Autores

  • Gloria Gil

Palavras-chave:

foco na forma, interação, sala de língua estrangeira, mecanismos de foco na forma

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é mostrar algumas formas através das quais mecanismos de consciência lingüística podem ser desenvolvidos através da interação em sala de aula. Acredita-se que as tarefas pedagógicas com foco na forma em ambientes comunicativos sejam capazes de desenvolver nos aprendizes alguns tipos de mecanismo de foco na forma, tais como notar (Batstone, 1994; Schmidt, 1990, 1995), criar hipóteses (Schmidt, 1995) e manipular a língua-alvo (Batstone, 1994). Este trabalho busca, em primeiro lugar, mostrar os diferentes significados do termo foco na forma. Num segundo momento, descreve a abordagem metodológica e o contexto. Finalmente, olha para vários excertos de discurso de sala de aula com o intuito de analisar de que forma os mecanismos de foco na forma podem se desenvolver através da interação.

Downloads

Como Citar

Gil, G. (2012). Desenvolvendo Mecanismos de Foco na Forma através da Interação na Sala de Aula de Língua Estrangeira. The Especialist, 24(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9413

Edição

Seção

Artigos